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Título: Uma proposta de matriz energética para a Estação Antártica Comandante Ferraz : uma experiência aplicável à novas edificações
Autor(es): Christo,Tiago Malavazi de
Orientador: Fardin, Jussara Farias
Coorientador: Simonetti, Domingos Sávio Lyrio
Palavras-chave: Estação Antártica Comandante Ferraz
Data do documento: 8-Out-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Neste trabalho, é apresentado um estudo para proposta de matriz energética híbrida para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). A pesquisa contemplou o diagnóstico energético da Estação Brasileira, a avaliação dos potenciais renováveis locais e simulação de desempenho de possíveis soluções de matrizes Diesel-Eólica-Solares. Foi realizada uma revisão das soluções energéticas adotadas em estações antárticas, o diagnóstico energético da EACF, levantamentos dos potenciais energéticos locais e análises de topologias de matrizes energéticas híbridas. O levantamento dos potenciais energéticos locais avaliou as possibilidades de aproveitamento de resíduos sólidos, cogeração, energia eólica e energia solar. Como principal resultado, é proposta uma matriz energética híbrida Diesel-EólicaSolar, com o uso de cogeração e que possibilita operação sem o uso baterias. A redução de consumo esperada para a matriz proposta é de 37%, uma economia de 131.413 litros de óleo diesel por ano.
This paper presents a study proposal of hybrid energy matrix for the Comandante Ferraz Antarctic Station (EACF). The research covered the Brazilian Station energy diagnosis, the assessment of local renewable potential and performance simulation of possible solutions of Wind-Solar-Diesel matrixes. Was conducted a review of energy solutions adopted in Antarctic stations, the EACF energy diagnosis, the potential of local energy surveys and the analysis of hybrid energy matrices topologies. The survey of local energy potential assessed the potential use of solid waste, cogeneration, wind power and solar energy. As a main result, it is proposed a hybrid Diesel-Wind-Solar energy matrix, with the use of cogeneration, that allows operation without using batteries. The reduction in consumption expected for the proposed matrix is 37%, a savings of 131,413 liters of diesel per year.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9617
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