Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9619
Título: Desenvolvimento de um Sensor Híbrido - Inclinação + EMG - para Aplicações em Robótica e Fisioterapia
Autor(es): BORTOLE, M.
Orientador: BASTOS FILHO, T. F.
Palavras-chave: 1
Eletromiografia
2
Acelerômetros
Data do documento: 17-Mar-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BORTOLE, M., Desenvolvimento de um Sensor Híbrido - Inclinação + EMG - para Aplicações em Robótica e Fisioterapia
Resumo: Os equipamentos usados para captura de sinais eletromiográficos são, em geral, caros e difíceis de serem usados em ambientes fora de laboratórios. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sensor híbrido capaz de capturar sinais mioelétricos e sinais de inclinação, contando para isso com um par de eletrodos diferenciais e um acelerômetro de três eixos como dispositivos sensores. As informações capturadas pelo sensor híbrido podem ser usadas para análise biomecânica do movimento humano, e todas elas são transmitidas via comunicação Bluetooth, deixando o sensor livre de fios e cabos. O sensor híbrido apresenta aplicações tanto na área de Robótica como Fisioterapia. Na área de Robótica foi usado como um sistema autônomo para comando de uma cadeira de rodas robótica por pessoas com deficiência, através dos movimentos da cabeça do usuário, apresentando bons resultados. Ainda na área de Robótica, foi usado para comandar um pequeno robô com garra, em um projeto de assistência a crianças com deficiências motoras severas. Na área de Fisioterapia apresenta diversas aplicações onde a coleta de sinais mioelétricos é necessária, sendo usado também para detectar a inclinação de membros do corpo em trabalhos fisioterapêuticos. Em seu estado final o sensor híbrido constitui-se de um dispositivo eletrônico portátil, sem fios, pequeno, leve, de grande autonomia, com grande capacidade de cálculo e alta taxa de transmissão de dados. Isso possibilita seu uso fora de laboratórios, ampliando a área de aplicação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9619
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4697_DissertacaoMestradoMagdoBortole.pdf13.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.