Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9629
Título: Avaliação de Técnicas para Monitoramento Não Intrusivo de Cargas Residenciais com Fins de Auditoria Energética
Autor(es): AZZINI, H. A. D.
Orientador: FARDIN, J. F.
Coorientador: SALLES, E. O. T.
Palavras-chave: energia elétrica- consumo
auditoria
medição
Data do documento: 11-Dez-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: AZZINI, H. A. D., Avaliação de Técnicas para Monitoramento Não Intrusivo de Cargas Residenciais com Fins de Auditoria Energética
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para Monitoramento Não Intrusivo de cargas elétricas residenciais. O Monitoramento Não Intrusivo tem diversas aplicações e este trabalho visa a auditoria energética para fins de eficiência. O objetivo básico é determinar o consumo individual de cada carga sem ter acesso físico às mesmas. São descritos o funcionamento do código, as diretrizes de desenvolvimento e a forma de exibição dos resultados. Afim de avaliar a qualidade da metodologia, implementada através de um software, são analisadas quatro de suas capacidades. A primeira é a capacidade de reconhecer os eventos de liga e desliga das cargas em meio ao gráfico de potência ativa. A segunda é a habilidade de classificar os eventos reconhecidos, ou seja, relacionar o evento à carga que o gerou. A terceira diz respeito a estimar o tempo de funcionamento, que é ato de relacionar um evento de liga da carga a um evento de desliga. E a quarta é estimar o consumo, o que o software faz usando a potência da carga e o tempo de funcionamento. A fim de reduzir ao mínimo a intrusão na residência sem comprometer a precisão, são desenvolvidas e analisadas duas abordagens de treinamento do classificador do software, uma supervisionada e outra não supervisionada. São avaliadas as quatro capacidades citadas anteriormente para as duas abordagens. Também são propostos alguns aperfeiçoamentos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9629
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4836_DISSERTAÇÃO HEDER AGUIAR DIAS AZZINI.pdf8.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.