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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMunaro, Celso José-
dc.date.accessioned2018-08-02T00:01:02Z-
dc.date.available2018-08-01-
dc.date.available2018-08-02T00:01:02Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/9642-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleAnálise e implementação de um compensador de atrito para válvulas de controlepor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc621.3-
dc.subject.br-rjbnAtritopor
dc.subject.br-rjbnVálvulas de controle pneumáticopor
dc.subject.br-rjbnSistemas inteligentes de controlepor
dcterms.abstractA presença de atrito estático em válvulas de controle gera ciclos limite que degradam o desempenho das malhas de controle onde atuam. Uma vez detectado o atrito, sua compensação evita paradas indesejadas de produção e lucros cessantes até que seja possível fazer a manutenção da válvula. Métodos de compensação não baseados em modelos adicionam pulsos ao sinal de controle com o objetivo de vencer o atrito no atuador. Apesar de serem métodos de fácil implementação e parametrização por não demandarem modelagens complexas, acabam por aumentar a degradação da válvula devido a uma maior movimentação na mesma ocasionada pelos pulsos adicionados. Este trabalho analisa a aplicação de pulsos com amplitude variável para compensação de atrito visando a redução na movimentação da válvula sem perdas significativas no desempenho dos controladores. Dada uma especificação máxima para o erro, uma metodologia é proposta para a escolha dos parâmetros do compensador a partir de dados de operação. O método é avaliado via simulação para diferentes escolhas de parâmetros e seu resultado é comparado a outros métodos não baseados em modelo da literatura. A implementação do método em um controlador industrial é realizada avaliando seu desempenho para diferentes condições de operação da válvula de controle e do controlador. Os resultados e testes realizados evidenciam a aplicabilidade do método em situações reais bastante variadas.por
dcterms.abstractThe presence of static friction in control valves generates limit cycles that degrade the performance of control loops in which they operate. Once stiction is detected, its compensation avoids unwanted production stoppages and profit loss until the valve can be corrected. Model-free compensation methods add pulses to the control signal in order to overcome the friction in the actuator. Although those methods are easy to implement and to parameterize as they do not demand complex modeling, eventually they tend to raise valve deterioration due to increased movement caused by the added pulses. This paper analyzes the application of pulses with variable amplitude for stiction compensation in order to reduce the movement of the valve without significant loss of controller performance. Given a maximum specification for the error, a method was proposed to select compensator parameters using operation data. The method was evaluated through different parameter choices simulations, and the result compared to other model-free methods found on literature. The method was implemented in an industrial controller, evaluating its performance under different operating conditions of the control valve and controller. The test results show this method is applicable in a varied array of real situations.eng
dcterms.creatorCastro, Gabriel Barbosa de-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2015-12-18-
dcterms.languagepor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqMedidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentaçãopor
dc.publisher.courseMestrado em Engenharia Elétricapor
dc.contributor.refereeFrizera Neto, Anselmo-
dc.contributor.refereeSalles, Jose Leandro Félix-
dc.contributor.refereeCampos, Mário Cesar Mello Massa de-
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