Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9651
Título: Estudo de Aplicação de Compensador Estático do Tipo Svc na Linha de Transmissão Mesquita - Viana Ii em 500 Kv
Autor(es): BESSA, A. R.
Orientador: ENCARNACAO, L. F.
Coorientador: MENEGAZ, P. J. M.
Palavras-chave: Sistemas de energia elétrica
2
Subestações elétricas
Data do documento: 22-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BESSA, A. R., Estudo de Aplicação de Compensador Estático do Tipo Svc na Linha de Transmissão Mesquita - Viana Ii em 500 Kv
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de modelagem do sistema elétrico em 500kV interligando as subestações de Mesquita e Viana II, avaliando a regulação de tensão na subestação de Viana II com a aplicação do dispositivo SVC. Primeiramente são apresentadas as principais características dos compensadores de reativos em sistemas elétricos, destacando o dispositivo SVC. Em seguida, é mostrada a área de estudo que interliga as subestações de Mesquita e Viana II, com suas características elétricas de fluxo de potência no cenário para o ano de 2015. A partir destas informações este sistema é modelado no programa de transitórios eletromagnéticos PSCAD/EMTDC. A modelagem do sistema elétrico, bem como dos cenários de operação apresentados foram baseados em dados técnicos obtidos junto ao ONS. A partir do sistema modelado no PSCAD/EMTDC é desenvolvido o dispositivo SVC para estabilização da tensão da subestação de Viana II em sua barra de 500kV no cenário de 2015 e também para a projeção de crescimento de carga até o ano de 2021. A principal contribuição desta dissertação está na modelagem do sistema elétrico do SIN e do dispositivo SVC no software PSCAD/EMTDC, bem como na análise das vantagens obtidas com a implementação deste na subestação de Viana II.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9651
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7270_Alcebíades Rangel Bessa20170703-94029.pdf9.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.