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Título: Sistema isolado baseado em célula a combustível associado a um controle pelo lado da demanda
Autor(es): Silva, Matheus Barbosa de Oliveira e
Orientador: Fardin, Jussara Farias
Coorientador: Encarnação, Lucas Frizera
Data do documento: 8-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: No Brasil e em outros países de grande extensão territorial, levar energia a todos os locais é uma tarefa árdua. Há inúmeras dificuldades de logística e infraestrutura para garantir que expansões do sistema de energia cheguem a certas localidades, mais afastadas dos grandes centros urbanos. Dessa forma, parte da população tem o acesso à energia elétrica de forma precária, com baixa qualidade, confiabilidade, sendo privados de serviços essenciais de saúde, educação e comunicação. A essas regiões longínquas, sem conexão com a rede principal, é dado o nome de comunidades remotas ou isoladas. A solução mais comum de provimento de energia a essas regiões ocorre por meio de geradores a diesel, sendo a iluminação muitas vezes feita por velas e lamparinas. Esses meios, além de apresentarem baixa eficiência energética, são nocivos ao meio-ambiente, uma vez que produzem gases de efeito estufa. Os custos de transporte do combustível a essas regiões também encarecem substancialmente o custo da energia nessas localidades. O uso de fontes renováveis por meio da geração distribuída geradores eólicos, painéis fotovoltaicos, células a combustível, entre outros - em comunidades isoladas é uma alternativa que vem ganhando destaque em estudos recentes, principalmente por estarem associados ao desenvolvimento sustentável. Além disso, nessas regiões onde a disponibilidade de energia é, de qualquer forma, limitada, a geração não é capaz de atender à demanda de forma descontrolada. Em outras palavras, a demanda deve se adaptar às possibilidades de geração, e não o contrário. Essa filosofia é chamada de Controle pelo Lado da Demanda (CLD). Esta dissertação propõe a modelagem e simulação de uma rede isolada cuja fonte primária de energia está baseada em célula a combustível de óxido sólido (SOFC) e um sistema de armazenamento de energia com a finalidade de dar suporte à célula. Com isso, objetiva-se verificar o desempenho deste sistema autônomo sob variações de carga. Ademais, é traçada uma estratégia de CLD a fim de observar seus benefícios ao referido sistema.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9670
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