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Título: Ontology-based Provisioning For Technology-independent Multi-layer Transport Networks
Autor(es): BARCELOS, P. P. F.
Orientador: Garcia, A. S.
Coorientador: Monteiro, M. E.
Palavras-chave: rede de transporte
aprovisionamento de rede
ontologia
Data do documento: 18-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARCELOS, P. P. F., Ontology-based Provisioning For Technology-independent Multi-layer Transport Networks
Resumo: O aprovisionamento é uma atividade importante na configuração de redes. A Recomendação ITU-T M.3400 define aprovisionamento de redes como sendo os "procedimentos necessários para se colocar um equipamento em serviço, não incluindo a instalação". Os aprovisionamentos de recursos e de serviços são desafios recentes no planejamento de redes de comunicação, sendo atividades importantes nos paradigmas de redes futuras, como as redes orientadas a serviços, as redes em nuvem e a virtualização de redes. Considerando os problemas identificados na literatura, esta tese investiga o uso de tecnologias semânticas, especialmente ontologias, para resolver o problema da falta de interoperabilidade na área e o uso dessas tecnologias como base para uma solução computacional capaz de aprovisionar redes de transporte multicamadas independentes de tecnologia considerando os estados dos equipamentos da rede. Esta tese tem como objetivo desenvolver uma solução computacional para as redes de transporte, contribuindo assim com a área de aprovisionamento de redes, uma subárea da gerência de redes. Para atingir esse objetivo, (i) uma Ontologia de Referência para redes de transporte multicamadas independentes de tecnologia foi construída com base na Recomendação ITU-T G.800 utilizando-se de uma linguagem de ontologias bem fundamentada e expressiva para a definição de uma semântica precisa para a área. Essa Ontologia de Referência permite a comunicação, a aprendizagem e a interoperação na área de redes de transporte. Além disso, (ii) um modelo de rede semanticamente melhorado para o aprovisionamento de redes de transporte, aqui chamado Ontologia Computacional em OWL, foi gerado a partir da Ontologia de Referência através de uma rígida engenharia de ontologias; e (iii) foi implementado um sistema baseado em conhecimento para aprovisionamento de redes de transporte que usa a Ontologia Computacional em OWL como base de conhecimento. Os resultados de um teste em uma Rede Óptica de Transporte confirmam que o sistema desenvolvido é capaz de realizar o aprovisionamento de circuitos e o aprovisionamento de conexões em redes de transportes multicamadas considerando os estados dos equipamentos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9712
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