Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9762
Título: SELEÇÃO de Modelos e Estimação de Parâmetros No Tratamento Quimioterápico de Tumores Via Inferência Bayesiana
Autor(es): MATA, A. M. M.
Orientador: SILVA, W. B.
Coorientador: DUTRA, J. C. S.
COSTA, J. M. J.
Palavras-chave: Approximatte Bayesian Computation
Filtro de Partículas
Data do documento: 21-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MATA, A. M. M., SELEÇÃO de Modelos e Estimação de Parâmetros No Tratamento Quimioterápico de Tumores Via Inferência Bayesiana
Resumo: O câncer é uma doença decorrente do crescimento desordenado de células. Comumente, a quimioterapia antineoplásica é utilizada no tratamento dos cânceres mais comuns. Nesse contexto, as pesquisas têm se voltado para modelos matemáticos que descrevem o crescimento de células tumorais com a ação de um fármaco quimioterápico. Diante de uma variedade de modelos existentes na literatura para tal fim, um método para selecionar o modelo mais adequado faz-se necessário. Esta dissertação estuda modelos matemáticos de tratamento de tumores e aplica Approximate Bayesian Computation (ABC) para seleção do modelo que melhor representa os dados observados. O algoritmo ABC utilizado foi determinístico, priorizando a seleção do modelo. Ao modelo selecionado, foi aplicado o filtro de partículas SIR que permitiu aprimorar as estimativas de parâmetros. Foram estudados modelos de crescimento tumoral via equações diferenciais ordinárias e os parâmetros foram assumidos como constantes. Os modelos foram estruturados a partir de farmacocinética Bicompartimental, que permite o estudo de drogas antineoplásicas administradas por via oral. Além disso, foram utilizadas formulações de crescimento de tumores conhecidas adicionando-se o fator de influência de uma dose única de droga quimioterápica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9762
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11469_ADRIANA MACHADO MALAFAIA DA MATA.pdf513.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.