Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9789
Título: Estudo de Arenitos Através de Processos Estocásticos de Reconstrução 3d em Meios Fractais e Percolativos
Autor(es): AMARAL, L. A.
Orientador: BELICH JUNIOR, H.
Data do documento: 22-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: AMARAL, L. A., Estudo de Arenitos Através de Processos Estocásticos de Reconstrução 3d em Meios Fractais e Percolativos
Resumo: A caracterização de rochas e materiais porosos em geral encontra uma vasta aplicação em ciências e nas engenharias. A avaliação de reservatórios de petróleo e escoamento de fluidos são exemplos de linhas de pesquisa nessa área. No capítulo 03 apresentamos um estudo sobre imagens digitais de secções de algumas amostras porosas, bem como o processamento dessas imagens via segmentação, objetivando o estudo de características morfológicas para fins de reconstrução 3D. A reconstrução 3D é obtida a partir de uma única imagem 2D através de processos estocásticos que preservam certas características de interesse. Neste trabalho será apresentado no capítulo 04, a reconstrução tridimensional de sistemas porosos através das principais técnicas de aplicação, a saber: Gaussiana Truncada, Esferas Sobrepostas, e recozimento simulado melhorado. O software IMAGO será amplamente utilizado para levantar informações relevantes sobre as técnicas apresentadas, gerando imagens segmentadas, reconstruídas em 2D e em 3D, bem como a geração de gráficos relacionados. Será discutido ainda, diversos aspectos microestruturais e dificuldades operacionais inerentes a cada técnica e como as teorias fractal (capítulo 01) e de percolação (capítulo 02) podem ser utilizadas no sentido de mitigar tais problemas. Entretanto, a técnica não se resume a uma simples comparação de características geométricas podendo ser estendida para o estudo de diversas propriedades mecânicas de interesse para as engenharias como relação poro-garganta, módulo de elasticidade e compressibilidade, entre outras. Palavras chave: Fractais, Teoria da Percolação, Reconstrução 3D, Gaussiana Truncada, Esferas Sobrepostas, Sistemas de Percomalção Multiescala, Recozimento Simulado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9789
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8970_LEONARDO AGUIAR DO AMARAL.pdf5.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.