Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9790
Título: Diagnóstico Termoeconômico de uma Central de Cogeração do Setor Siderúrgico Utilizando o Modelo H&s
Autor(es): SECCHIN, T. R.
Orientador: SANTOS, J. J. C. S.
Data do documento: 10-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SECCHIN, T. R., Diagnóstico Termoeconômico de uma Central de Cogeração do Setor Siderúrgico Utilizando o Modelo H&s
Resumo: O Diagnóstico é a arte de descobrir e entender sinais de Malfunções e quantificar seus efeitos. No caso da Termoeconomia, o efeito da Malfunção é quantificado em termos de recursos adicionais consumidos para obter a mesma produção, ambos em qualidade e quantidade (Uche, 2000). A realização de um Diagnóstico Termoeconômico de uma Central de Cogeração do Setor Siderúrgico utilizando o modelo H&S é o foco deste trabalho. Trata-se de uma central de cogeração operando em ciclo rankine, com três aquecedores regenerativos de alimentação fechados e um aberto, cuja função é atender as demandas de energia mecânica (para produção de ar soprado), energia elétrica e energia térmica (vapor de processo) da usina. O Diagnóstico Termoeconômico foi realizado através do Modelo Termoeconômico H&S com o intuito de determinar a Malfunções do ciclo, verificando assim as anomalias presentes nos componentes do sistema e a contribuição de cada equipamento no consumo adicional de insumos. Os resultados obtidos foram analisados considerando aspectos gerais da Termodinâmica, Termoeconomia e da Cogeração que permitiram o cálculo de eficiências, destruição de exergia nos equipamentos e indicadores de desempenho da planta. O modelo Termoeconômico utilizado ainda não tinha sido aplicado em Diagnósticos Termoecômicos em plantas reais e de maior complexidade, e portanto este trabalho apresenta metodologia e análise da aplicação deste modelo no Diagnóstico Termoeconômico. Palavras chave: Diagnóstico Termoeconômico, Modelo H&S, Termoeconomia, Cogeração, Setor Siderúrgico.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9790
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8971_Tarley Rezende Secchin.pdf5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.