Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9804
Título: Correlação Entre a Resistência à Corrosão e As Tensões Residuais de um Aço Inoxidável Lean Duplex uns S32304 Submetido à Processo de Soldagem Tig e Diferentes Condições de Tratamentos Térmicos e Resfriamento.
Autor(es): MERLO, P. P.
Orientador: MACEDO, M. C. S.
Data do documento: 24-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MERLO, P. P., Correlação Entre a Resistência à Corrosão e As Tensões Residuais de um Aço Inoxidável Lean Duplex uns S32304 Submetido à Processo de Soldagem Tig e Diferentes Condições de Tratamentos Térmicos e Resfriamento.
Resumo: Tratamentos térmicos e o processo de soldagem podem promover a precipitação de fases secundárias nos aços inoxidáveis duplex, resultando no fenômeno da sensitização, que é prejudicial à resistência à corrosão do material. Neste trabalho, amostras do aço UNS S32304 foram submetidas a tratamentos térmicos nas temperaturas de 475, 600 e 750°C por 8 horas, resfriadas ao ar ou em água do mar e ao processo de soldagem GTAW seguido dos mesmos tratamentos. A fim de avaliar a resistência à corrosão localizada foram realizados ensaios eletroquímicos do tipo PERC. Após os ensaios PERC foi possível calcular o grau de sensitização (GDS) das amostras e foi verificado, em geral, que a elevação da temperatura de tratamento propiciou uma elevação na corrosão localizada. As amostras submetidas ao processo de soldagem e tratamento térmico tiveram uma sensitização superior às amostras apenas tratadas, sendo que as resfriadas ao ar obtiveram GDS maior do que as resfriadas em água do mar. A microtensão residual na ferrita apresentou um comportamento compatível ao GDS nas amostras apenas tratadas. Palavras-chave: aço inoxidável lean duplex, tensões residuais, tratamentos térmicos, soldagem GTAW, resistência à corrosão.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9804
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9626_PANMELA PEREIRA MERLO.pdf3.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.