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Título: Repotenciação de Centrais a Diesel Equipadas Com Motores de Combustão Interna
Autor(es): MORAWSKI, A. P.
Orientador: SANTOS, J. J. C. S.
Coorientador: DONATELLI, J. L. M.
Data do documento: 25-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MORAWSKI, A. P., Repotenciação de Centrais a Diesel Equipadas Com Motores de Combustão Interna
Resumo: O atual cenário do sistema elétrico brasileiro tem levado ao despacho de usinas termelétricas originalmente planejadas para dar segurança ao sistema e que não deveriam operar continuamente. Estas usinas foram projetadas como plantas simples de baixo custo inicial e eficiência, não aproveitando de forma eficaz os rejeitos térmicos. Usinas com esse perfil, gerando quantidades significativas de energia, constituem uma oportunidade de desenvolvimento de um estudo para melhor compreender a situação destas usinas, visando obter melhores eficiências energéticas e maior potência líquida produzida. Em termelétricas com motores de combustão interna, uma grande quantidade de calor é rejeitada através da água de resfriamento e também dos gases de exaustão. Devido a este fato, um sistema térmico de recuperação de calor pode ser projetado para ser acoplado à termelétrica, visando aumentar a potência produzida com o mesmo consumo de combustível. São possíveis varias alternativas de configurações para a recuperação do calor rejeitado, desde ciclo combinado, que é a mais conhecida, até as tecnologias mais avançadas, como ciclo Rankine Orgânico (ORC), ciclo Kalina e ciclo de refrigeração por absorção visando resfriar o ar de admissão do motor. Neste trabalho são avaliadas as alternativas de repotenciação de termelétricas equipadas com motores de combustão interna, por meio da recuperação do calor perdido. Utilizando de análises e balanços termodinâmicos, é definida qual dessas alternativas apresenta um maior aumento na potência líquida produzida e na eficiência da termelétrica, tendo a UTE Viana como estudo de caso. Palavras-chave Repotenciação; Análise Termodinâmica; Termelétrica; Motores Diesel; Recuperação de Calor
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9805
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