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Título: Assistentes de Aprendizagem em Simuladores de Voo.
Autor(es): ELER, E.
Orientador: Tavares, O. L.
Data do documento: 28-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ELER, E., Assistentes de Aprendizagem em Simuladores de Voo.
Resumo: A formação de um indivíduo para o comando de uma aeronave tem como base prepará-lo para tomar decisões rápidas diante de situações de elevada responsabilidade e submetido a um ambiente de grande pressão proveniente de diversos fatores envolvidos. Dado esse cenário, é importante que as atividades de simulação de voo preparem o aprendiz para a análise imediata de todas as variáveis disponíveis de forma a agilizar a tomada de decisão crítica. Com isso, é possível auxiliar a avaliação da aptidão do aprendiz para exercer sua função como piloto. Esta dissertação aborda a concepção de assistentes pessoais de aprendizagem de pilotagem, de modo a acompanhar e interagir com a prática do aprendiz no simulador. Esses agentes assistentes se integram aos sistemas de simulação e possibilitam a avaliação do desempenho prático do aluno, além do auxílio em seu processo de aprendizagem. A especificação dos requisitos desses agentes assistentes, um sistema multiagente, é feita com base em informações fornecidas por especialistas em comando de aeronaves e extraídas de manuais, com o objetivo de atender às necessidades reais de utilização de simuladores de voo, como requisito na formação de pilotos profissionais. O protótipo do sistema é desenvolvido com base no simulador de voo FlightGear, por ser gratuito, amplamente difundido em escala global e possuir código-fonte aberto.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9828
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