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Título: Um Ambiente para Apoio à Avaliação da Aprendizagem em Jogos Digitais
Autor(es): VICTAL, E. R. N.
Orientador: Menezes, C. S.
Palavras-chave: Jogos Digitais e Aprendizagem
Aprendizagem
Acompanhamento
Data do documento: 30-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VICTAL, E. R. N., Um Ambiente para Apoio à Avaliação da Aprendizagem em Jogos Digitais
Resumo: Os jogos fazem parte da cultura humana e, os chamados jogos digitais, a partir da década de 80, estão cada vez mais presente em nossas vidas. A comprovação de que eles são excelentes ambientes para promover a aprendizagem, estão os levando para as escolas, através do que tem se chamado de jogos educacionais ou jogos sérios ou até mesmo dos jogos fabricados para entretenimento. Entretanto, a avaliação da aprendizagem, de fundamental importância nos processos educacionais, constitui-se em um grande desafio no contexto do uso deste recurso. A observação humana, nesse caso, torna-se inviável devido à quantidade de alunos a serem avaliados e também para que o ato de jogar não necessite ser sempre na presença do professor. Considerando esse problema, elaborou-se então um ambiente computacional apropriado para apoiar processos avaliativos que se baseia na coleta e registro dos dados gerados em uma sessão de jogo permitindo ao professor re(visitar) as movimentações dos alunos no jogo e, em seguida, gerar relatórios contendo dados desejados para auxiliar na avaliação. A concepção deste ambiente contribui na constituição de colaborações para, cada vez mais, consolidar o uso de jogos nas escolas, uma vez que o que sustenta parte desse entrave é justamente a falta de evidências para convencer quanto ao potencial dos jogos digitais como um todo, pois, para atestar sua validade, não basta apenas aplicá-los, é preciso saber o cada jogador está fazendo e como utilizar isso favorável à avaliação. A prova de conceito ocorre com a implementação do protótipo do ambiente computacional de parte da solução elaborada e aplicação deste protótipo, envolvendo uma análise dos dados coletados.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9835
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