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Título: Um sistema baseado em conhecimento para o planejamento de auditorias
Autor(es): Louzada, Fabiano da Rocha
Orientador: Menezes, Crediné Silva de
Data do documento: 27-Jun-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Os recordes anuais de gastos públicos, associados à necessidade de se garantir a eficiência, legalidade e economicidade na aplicação dos recursos públicos, tem feito a maioria das instituições de controle enfrentar um enorme desafio de alocar recursos limitados de auditoria da maneira mais eficaz. O planejamento de auditoria baseado em riscos, que é uma atividade onerosa em tempo e recursos financeiros, tem como objetivo assegurar que o auditor examine os assuntos de maior risco para o alcance dos objetivos da organização. Neste trabalho propusemos uma metodologia de planejamento de auditorias baseada em avaliação de riscos com o apoio de um sistema especialista que utiliza lógica nebulosa para executar o processo de avaliação de riscos. As regras do protótipo do sistema foram definidas baseadas em fatores de riscos selecionados do Guia de Combate à Corrupção e Fraude em Projetos de Desenvolvimento, elaborado pelo Centro Internacional de Recursos Anti-Corrupção. As funções de pertinência dos termos linguísticos das regras nebulosas foram definidas, inicialmente, com base no conhecimento do autor, que é Auditor do Estado do Espírito Santo e, posteriormente, foi aplicado um questionário com outros 17 (dezessete) Auditores do Estado, cujo resultado foi utilizado para refinar as funções de pertinência dos termos linguísticos, e para obter a relevância de cada um dos fatores de risco. O protótipo foi executado utilizando como entrada de dados uma amostra de cem contratos do Governo do Estado do Espírito Santo, obtidos no Portal da Transparência, e o resultado do sistema foi apresentado a Auditores do Estado, que são especialistas no assunto, para que eles verificassem se o sistema emite uma opinião aceitável sobre os processos que devem ser auditados, ou seja, se é capaz de selecionar processos que eles consideram relevantes e rejeitar aqueles que eles consideram irrelevantes. Com relação aos contratos selecionados pelo sistema e que foram rejeitados pelos especialistas, o sistema obteve uma média de acerto de 80,5%. Já com relação aos contratos rejeitados pelo sistema e que foram selecionados pelos especialistas, o sistema obteve uma média de acerto de 95,13%. Além disso, a heurística adotada pelo sistema, diferente das heurísticas adotadas pelos especialistas, analisa uma amplitude maior de fatores de risco de uma maneira padronizada, confirmando a hipótese levantada inicialmente.
The annual records of public spending, associated with the need to ensure the efficiency, legality and economy in the application of public resources, have made most of the control institutions face a huge challenge of allocating limited audit resources more effectively. The risk-based audit planning, which is a onerous activity in time and financial resources, aims to ensure that the auditor examine the issues of greatest risk to the achievement of organizational goals. In this work, we propose a methodology of audit planning based on risk assessment with the support of a specialist system that uses fuzzy logic to execute the process of risk assessment. The rules have been defined based on risk factors selected from the Guide to Combating Corruption and Fraud in Development Projects, developed by the International AntiCorruption Resource Center. The membership functions of the linguistic terms of the nebulous rules were initially defined based on the knowledge of the author, who is Auditor of the State of Espírito Santo, and afterwards a questionnaire was applied with 17 (seventeen) other State Auditors, whose result was used to refine the membership functions of the linguistic terms, and to obtain the relevance of each of the risk factors. The prototype was executed using, as input, a sample of one hundred contracts from the Government of the State of Espírito Santo, obtained from the Transparency Portal, and the results were presented to State Auditors, who are experts in the subject, to verify if the system gives an acceptable opinion about the processes that must be audited, in other words, whether it is able to select processes that they consider relevant and reject those they consider to be irrelevant. Regarding the contracts selected by the system and rejected by the specialists, the system obtained an average of 80.5% accuracy. Regarding the contracts rejected by the system and that were selected by the specialists, the system obtained an average of 95.13% accuracy. In addition, the heuristic adopted by the system, different from the heuristics adopted by the specialists, analyzes a greater range of risk factors in a standardized way, confirming the initial hypothesis.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9850
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