Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9858
Título: Análise do impacto da sincronia de legendas na qualidade de experiência do usuário
Autor(es): Brito, Jessica Oliveira
Orientador: Santos, Celso Alberto Saibel
Data do documento: 2-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho investiga o impacto da sincronia de legendas de vídeos na qualidade de experiência do usuário. Como parte desse processo, foram realizados estudos exploratórios que nos possibilitaram compreender como funciona o processo de criação, distribuição e consumo de legendas para vídeos da Web, bem como a identificação dos papéis e das responsabilidades assumidas por entusiastas amadores. Posteriormente, buscamos entender melhor como é feita a etapa de sincronia realizada por esses legendadores voluntários. Com o que aprendemos, realizamos um experimento com um grupo de 24 usuários para analisar se existe uma diferença de percepção da qualidade de experiência dos usuários ao se utilizar as diferentes diretivas de sincronia. Os resultados obtidos no nosso experimento indicam que a pior experiência foi identificada nas sessões cujas legendas começam após o início da fala do personagem, e que quando a legenda começava antes ou no mesmo instante do início da fala, os usuários a avaliaram como melhor (não houve diferenças estatisticamente significativas). Desse modo, nossos resultados sugerem que a percepção dos usuários em relação à sincronização fala-legenda é maior no início do que no fim da apresentação das legendas.
This work investigates the impact of video subtitle synchronization on user’s quality of experience. As part of this process, a set of exploratory studies were carried out. These studies enabled us to understand how the process of creating, distributing and consuming subtitles for Web videos works, as well as identifying the roles and responsibilities assumed by amateur enthusiasts. Subsequently, we sought to better understand how the synchronization step is performed by these volunteer subtitlers. From what we have learned, we conducted an experiment with a group of 24 users to analyze whether there is a difference in the perception of users’ quality of experience when using the different synchronization directives. The results obtained in our experiment indicate that the worst experience was identified in the sessions whose captions begin after the beginning of the speech of the character, and that when the caption began before or at the same instant of the beginning of the speech, the users better rated it (there were no statistically significant differences). Thus, our results suggest that the perception of users in relation to speech-subtitle synchronization is more noticeable at the beginning than at the end of the subtitle presentation.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9858
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_11855_JessicaOliveiraBrito_Dissertacao_UFES.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.