Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865
Título: Um ambiente computacional para a arquitetura pedagógica debate de teses
Autor(es): Fernandes Junior, José Ilton Chiaradia
Orientador: Menezes, Crediné Silva de
Data do documento: 30-Nov-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Embora o uso da arquitetura pedagógica Debate de Teses seja desejável, seu uso não é algo trivial para o professor que coordena o debate. Nossa pesquisa busca encontrar contribuições para essa coordenação, alcançando na tarefa de designação de revisores e reaproveitamento das teses seu foco de atuação, propondo uma solução que objetiva potencializar seu uso, de forma a contribuir com essa ferramenta. As teses são instrumentos importantes no debate, pois além de propor seu tema, buscam colocar os participantes em situações que promovam o choque de ideias e consequentemente a construção do conhecimento, sendo interessante que se crie um banco de teses para consulta e reutilização. Para que essa troca ocorra é necessário que se determine os pares que atuaram no choque de argumentações, trabalho do coordenador que pode ser intermediado por um sistema menos dependente de suas ações. Neste trabalho propomos um modelo conceitual, uma proposta de implementação e um protótipo para a Arquitetura Pedagógica Debate de Teses que, contempla os requisitos definido na sua proposta conceitual além de contemplar as funcionalidades. Apresentamos ainda um protótipo funcional que além das funcionalidades básicas contempla as funcionalidades que foram objetos do estudo que originou a dissertação.
Although the use Debate of Thesis pedagogical architecture is desirable, its use is not trivial for the teacher who coordinates the debate. Our research seeks to find contributions to such coordination, reaching the designation task of reviewers and reuse of theses its focus by offering a solution that aims to enhance its use in order to contribute to this tool. The theses are important tools in the debate, as well as propose their theme, seek to place participants in situations that promote the clash of ideas and therefore the acquisition of knowledge, and interesting to create a database of theses for reference and reuse. For this exchange to take place it is necessary to determine the couple who acted in the arguments of shock, work coordinator that can be brokered by a less dependent on their actions system. In this paper we propose a conceptual model, and a proposal to implement a prototype for Educational Architecture Thesis Debate that takes into account the requirements set out in its conceptual proposal not only includes the features. We also present a working prototype that besides the basic functionality includes the features that have been studying the objects that originated the dissertation.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9865
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9354_UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA ARQUITETURA PEDAGÓGICA DEBATE DE TESES_versaoFinal.pdf3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.