Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9868
Título: Apoio computacional para a mediação pedagógica em debate de teses
Autor(es): Panceri, Sabrina Siqueira
Orientador: Menezes, Crediné Silva de
Data do documento: 29-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O advento da cultura digital trouxe novas possibilidades de interação e comunicação entre os usuários, promovendo o aumento destas trocas e também o aumento dos dados produzidos por elas. Seguindo essa nova perspectiva, as interações em ambiente virtuais de ensino e aprendizagem são registradas para possibilitar que o professor possa (re)visitar os espaços e produções de cada aluno buscando informações para auxiliá-los de diversas formas. As Arquiteturas Pedagógicas apresentam-se como uma possibilidade de organização dessas interações, em especial a Arquitetura Pedagógica "Debate de Teses" que propõe um fluxo de interações, realizadas através da produção de textos, para apoiar a construção de conhecimento daqueles que dela participam. Contudo, analisar esse volume expressivo de informações mostra-se como um desafio para o professor. Em vista disso, realizou-se um levantamento das mediações pedagógicas que podem ser realizadas junto com a Arquitetura Pedagógica "Debate de Teses". Para facilitar a aplicação destas mediações, elaborou-se uma proposta de apoio computacional, baseada numa arquitetura de sistemas multiagente, com a finalidade de apoiar o professor na análise das informações produzidas nas interações propostas pela Arquitetura Pedagógica "Debate de Teses", a fim de propiciar que as mediações pedagógicas identificadas sejam praticadas. A validação da proposta ocorre com a implementação do protótipo computacional de parte da solução, e aplicação deste protótipo a um caso real para coleta de dados. Os dados coletados foram analisados e os resultados obtidos com essa análise apresentam evidências que a solução proposta fornece subsídios para melhorar o processo de mediação pedagógica junto a Arquitetura Pedagógica "Debate de Teses".
The advent of digital culture has brought new possibilities of interaction and communication between users, promoting the increase of these exchanges and also the increase of the data produced by them. Following this new perspective, interactions in virtual environments for teaching and learning are recorded to enable the teacher to (re)visit the areas and productions of each student seeking information to help them in various ways. Architectures Pedagogic present as a possibility of organizing these interactions, especially Pedagogical Architecture "Debate of Theses" which proposes a flow of interactions, performed by producing texts, to support the construction of knowledge of those who participate. However, analyzing this significant volume of information shows up as a challenge for the teacher. In view of this, we carried out a survey of educational mediations that can be performed along with the Pedagogical Architecture "Debate of Theses". To facilitate the implementation of these mediations, we elaborated a proposal for computer support, based on a multi-agent system architecture, in order to support the teacher in the analysis of the information produced in the proposed interactions for Pedagogical Architecture "Debate of Theses" in order to provide that the identified pedagogical mediations are practiced. The validation of the proposal is to implement the computational prototype of the solution, and application of this prototype to a real case for data collection. The collected data were analyzed and the results obtained from this analysis provide evidence that the proposed solution provides grants to improve the process of pedagogical mediation with the Pedagogical Architecture "Debate of Theses".
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9868
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.