Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9881
Título: Quilombolas e jongueiros: uma etnografia nas comunidades de Linharinho e Porto Grande, Conceição da Barra (ES)
Autor(es): RODRIGUES, L. H.
Orientador: OLIVEIRA, O. M.
Data do documento: 30-Set-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RODRIGUES, L. H., Quilombolas e jongueiros: uma etnografia nas comunidades de Linharinho e Porto Grande, Conceição da Barra (ES)
Resumo: Este trabalho busca fazer uma reflexão sobre as maneiras, pelas quais as comunidades quilombolas jongueiras do Território do Sapê do Norte, na região norte do Estado do Espírito Santo, estão tomando as práticas do jongo, Patrimônio Cultural do Brasileiro, como referência cultural para demarcarem suas identidades. Também procura observar como as comunidades jongueira e caxambuzeiras do sudeste do Brasil estão articuladas e reivindicando, a partir das políticas de Salvaguarda dos bens registrados como patrimônio culturais brasileiros, o reconhecimento de seus territórios, bem como a garantia de seus direitos étnicos. Bem como analisar as formas de organizando social e suas articulações sociais, culturais, religiosas e políticas das comunidades quilombolas de Porto Grande e de Linharinho. Palavras chaves: Comunidades quilombolas, identidade e patrimônio cultural
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9881
Aparece nas coleções:PPGCSO - Dissertações de mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.