Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9906
Título: PRIMAVERA SECUNDARISTA: ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NAS OCUPAÇÕES DE VITÓRIA - ES EM 2016
Autor(es): REAL, D. C. V.
Orientador: CARLOS, E.
Data do documento: 3-Mai-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: REAL, D. C. V., PRIMAVERA SECUNDARISTA: ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NAS OCUPAÇÕES DE VITÓRIA - ES EM 2016
Resumo: Buscamos caracterizar o engajamento secundarista em Vitória - ES durante o evento intitulado pelos estudantes como Primavera Secundarista em 2016, ancorando tal caracterização em duas dimensões: (1) os padrões organizacionais (observando seus repertórios de organização, de ação e performances) e (2) os padrões relacionais (analisando as relações entre indivíduo e esferas da vida, onde são alfabetizados politicamente e como esse conhecimento impulsiona a constituição de uma identidade militante). A primeira categoria classifica-o como formalizados ou não formalizados, e a segunda como institucionalizados ou extra-institucionais. Antes da caracterização do engajamento, este trabalho observa o sujeito que dá vida a esse objeto: as juventudes secundaristas engajadas. Utilizamos juventudes no plural porque há diferentes maneiras de ser jovem conforme suas condições de vida e há diferentes oportunidades de engajamento para o jovem que frequenta a escola. Escolhemos o termo engajamento mesmo que eles não tenham vínculos contínuos com instituições, porque é assim que se autonomeiam, não como ativistas pontuais. Num contexto histórico permeado por polêmicas como o Projeto de Lei 867/2015 intitulado Escola sem Partido, a Medida Provisória 746/2016 sobre reforma do Ensino Médio e a Proposta de Emenda Constitucional 55 instituindo tetos para gastos públicos, é que emergiram as ações coletivas secundaristas, onde fizemos observações simples e aplicação de questionários em 7 escolas ocupadas, observação participante em outros dois atos de rua, dez entrevistas individuais em profundidade e um grupo focal aplicado aos estudantes de duas escolas selecionadas para um estudo de casos comparados por apresentaram diferentes perfis organizacionais e relacionais. Palavras-chave: Engajamento Secundarista. Padrão Organizacional. Padrão Relacional.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9906
Aparece nas coleções:PPGCSO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12094_DISSERTAÇÃO pós defesa.pdf3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.