Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9942
Título: Variação Interespecífica em Comunidades Arbóreas de Restinga Com Base em Atributos Anatômicos e Teores de Pigmentos Cloroplastídicos.
Autor(es): HIRATA, D. B.
Orientador: MILANEZ, C. R. D.
Data do documento: 5-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: HIRATA, D. B., Variação Interespecífica em Comunidades Arbóreas de Restinga Com Base em Atributos Anatômicos e Teores de Pigmentos Cloroplastídicos.
Resumo: Diante da relevância biológica dos ambientes costeiros, como as restignas, representada pelos elevados índices de riqueza, diversidade de espécies e heterogeneidade de formações vegetais, fazem-se necessários estudos que busquem avaliar como as mudanças a nível global podem influenciar na composição de comunidades vegetais. Neste sentido, torna-se importante analisar como as características das espécies variam ao longo de gradientes ambientais, tais como a variação na disponibilidade hídrica. Para tanto, foram mensurados índices de diversidade funcional e a variação interespecífica das espécies utilizadas com base em características anatômicas foliares e teores de pigmentos cloroplastídicos. Dentre os índices de diversidade funcional, apenas riqueza e dispersão funcional foram responsivos para os atributos anatômicos. Enquanto, os índices para teores de pigmentos não foram responsivos. A epiderme da face adaxial apresentou variação estrutural ao longo do gradiente hídrico, assim como os teores de pigmentos cloroplastídicos. PALAVRAS-CHAVE: Anatomia, carotenóides, clorofila, diversidade funcional, ecologia funcional, lençol freático.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9942
Aparece nas coleções:PPGBV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11806_Dissertação_Daniely Bindaco Hirata.pdf8.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.