Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9993
Título: RESPOSTAS ECOFISIOLOGICAS E BIOQUIMICA DO MARAACUJAZEIRO (Plassiflora edulis SIMS) SUBMETIDO AO DEFICIT HIDRICO
Autor(es): GOMES, M. T. G.
Orientador: FALQUETO, A. R.
Coorientador: SILVA, D. M.
Palavras-chave: Palavras-chave: Déficit hídrico
Enzimas antioxidantes
Fluo
Data do documento: 28-Fev-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GOMES, M. T. G., RESPOSTAS ECOFISIOLOGICAS E BIOQUIMICA DO MARAACUJAZEIRO (Plassiflora edulis SIMS) SUBMETIDO AO DEFICIT HIDRICO
Resumo: RESUMO Esse estudo objetivou investigar, em regime de casa de vegetação, o desempenho fisiológico de duas cultivares (FB300 e FB200) do maracujazeiro Passiflora edulis Sims., submetidas à deficiência hídrica e posterior recuperação. Os parâmetros analizados foram: potêncial hídrico (ψw), fluorescência transiente (teste JIP) e modulada da clorofila a, teor de clorofila, atividade da catalase , peroxidase e determinação da peroxidação lípidica pelo conteúdo de MDA (malondialdeído). Sessenta dias após a germinação, o déficit hídrico foi iniciado pela supressão total da água por 11 dias e seguido por 6 dias de reidratação. As duas cultivares apresentaram um comportamento semelhante de redução do ψw com o avanço da supressão hídrica e recuperação com a reidratação. Entretanto, a cultivar FB200 mostrou-se mais susceptível ao déficit hídrico comprovado por uma maior queda de seus valores em todos os parâmetros analisados e por um maior aumento dos níveis de peroxidação lipídica. FB300 apresentou uma maior plasticidade fisiológica para tolerar a imposição da supressão hídrica, confirmada pelo menor declínio dos valores na maioria dos parâmetros analisados e pelo menor tempo necessário para sua recuperação ao nível do controle.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9993
Aparece nas coleções:PPGBV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5189_dissertacao copia pdf 16-06-11.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.