Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10373
Título: Uma proposta para a introdução ao estudo da eletrostática para alunos do ensino médio
Autor(es): Fernandes, Sanderley de Jesus
Orientador: Camiletti, Giuseppi Gava
Palavras-chave: Eletrostática
Experimentos
Simulações computacionais
Motivação na educação
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Neste trabalho, apresentamos a avaliação de uma proposta de um plano complementar de atividades ao Livro-Texto sobre Eletrostática, sob a luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, com a colaboração da Teoria da Motivação no contexto escolar, de José Aloyseo Bzuneck e do método de Ensino Ativo Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) de Eric Mazur. A pesquisa foi realizada com alunos da terceira série do ensino médio, em uma escola pública estadual do Espírito Santo, localizada no município de vitória, entre os meses de fevereiro a maio de 2017. Os instrumentos de coleta de dados foram o Pré-Teste, o Pós-Teste, Questionário de Opinião dos Estudantes e as Anotações do Professor. O delineamento escolhido para o trabalho foi o do tipo experimental e a análise dos dados proveniente dos testes, teve enfoque quantitativo. Os dados provenientes do Questionário de Opinião dos Estudantes e das Anotações do Professor foram analisados qualitativamente. Os resultados dos testes estatísticos apontaram que o Plano Complementar elaborado contribuiu para a melhoria do rendimento no Pós-teste dos alunos do Grupo Experimental em relação do Grupo Controle. A análise do Questionário de Opinião dos Estudantes indica que atividades experimentais e recursos multimídias despertam o interesse dos alunos e que o método Instrução pelos Colegas também possui capacidade de engajar os estudantes.
In this research, we present the proposal of a plan of activities complementary to the textbook on electrostatics, in the light of the theoretical and methodological assumptions of David Ausubel's Significant Learning, with the help of Theory of Motivation in the school context, by José Aloyseo Bzuneck and of the Method of Active Teaching Instruction by the Colleagues of Eric Mazur. The consultation was carried out with the students of the third grade of high school, in a state public school in Espírito Santo, located in the municipality of Vitória, between February and May 2017. The instruments of data collection were the Pre and Post Test, Student Opinion Questionnaire, and Teacher Notes. The delineation was chosen for the experimental work and the data analysis was quantitative focus related to the Pre and Post Test and the focus qualitative, related to the Student Opinion Questionnaire and the Professor's Notes. The results of the statistical tests indicated that the Complementary Plan elaborated contributions for the improvement of the performance in the Post-test of the students of the Experimental Group in relation to the Control Group. Student knowledge analysis indicates that experimental activities and multimedia resources can be awakened to student interest.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10373
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_12521_Dissertação preliminar - aluno Sanderley de Jesus Fernandes.pdf6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.