Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/10385
Título: | Atividades experimentais em sala de aula de física baseadas na utilização da vídeo-análise e estruturadas a partir do Diagrama V |
Autor(es): | Trabach, Adriano Ricardo da Silva |
Orientador: | Ferracioli, Laércio Evandro |
Palavras-chave: | Diagrama V Vídeo-análise Atividade experimental Sala de aula |
Data do documento: | 31-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | O presente trabalho relata a utilização do Vê epistemológico de Gowin, denominado nesse
trabalho de Diagrama V estruturando a aplicação da Vídeo-análise em atividades
experimentais de Física em uma escola da rede pública estadual do Estado do Espírito
Santo. A escola onde realizou-se o trabalho é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio São João Batista localizada no Município de Cariacica, região metropolitana da
Grande Vitória. Foram trabalhadas quatro atividades experimentais de Física com uma
turma do 1º ano do Ensino Médio, com estudantes de idade média, de 15 anos. Foram
realizadas atividades sobre Movimento retilíneo e Uniforme, Movimento retilíneo e
Uniformemente Variado, Queda de corpos e Lançamento Oblíquo, tendo o Diagrama V sido
utilizado como instrumento de estruturação do processo de utilização da vídeo-análise,
orientação, coletas de dados e avaliação em todo o processo. Os Diagramas V produzidos
pelos estudantes foram analisados a partir dos critérios propostos por Gowin e Alvarez
(2005) e Prado (2015). Os resultados revelaram que o Diagrama V mostrou-se uma
ferramenta altamente eficaz para estruturar a aplicação da vídeo-análise para aquisição de
dados, organização e análise de experimentos, permitindo que os estudantes possam
expressar de forma concisa e organizada seu conhecimento ao mesmo tempo em que
refletem acerca da construção do próprio conhecimento. The present work reports the use of Gowin's epistemological V, denominated in this work of Diagram V structuring the application of the video-analysis in experimental activities of Physics in a public state school in Espírito Santo, ES. The school where the work was carried out is the State School of Fundamental and Secondary Education São João Batista located in the Municipality of Cariacica, in the metropolitan area of Greater Victoria. It was developed four experimental activities of Physics with a class of the 1st year of high school, with students with 15 years on average. Activities were performed on Rectilinear and Uniform Motion, Rectilinear and Uniformly Varied Motion, Free Fall and Oblique Launching, with Diagram V being used as a structuring tool for the process of using video analysis, orientation, data collection and evaluation throughout the process. Diagrams V produced by the students were analysed according to the criteria proposed by Gowin and Alvarez (2005) and Prado (2015). The results revealed that Diagram V has proved to be a highly effective tool for structuring the application of video analysis for data acquisition, organization and analysis of experiments, allowing students to concisely and organized express their knowledge at the same time which reflect on the construction of one's own knowledge. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10385 |
Aparece nas coleções: | PPGENFIS - Dissertações de mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese_12552_Dissertação Preliminar - aluno Adriano Trabach.pdf | 2.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.