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Título: Aprendizagem de competências para além da sala de aula : um estudo comparativo entre programas extracurrículares
Autor(es): Souza Júnior, Roberto Rodrigues de
Orientador: Amaro, Rubens de Araujo
Data do documento: 21-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A partir das abordagens de aprendizagem nas organizações e competências profissionais, o presente estudo objetivou identificar, descrever e analisar os processos de aprendizagem de competências nos programas extracurriculares empresa júnior, iniciação científica e programa de educação tutorial desenvolvidos por estudantes dos cursos de administração (matutino e noturno) da Universidade Federal do Espírito Santo. Quanto aos sujeitos de pesquisa, foram selecionados 15 estudantes participantes desses programas nos últimos 2 anos (2015 a 2017), os quais foram entrevistados por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Na apresentação e discussão dos dados, por meio do método de análise de dados qualitativos, identificou-se que os processos de aprendizagem situada, aprendizagem social, aprendizagem informal e incidental, aprendizagem na prática e aprendizagem vivencial possibilitam o desenvolvimento de competências profissionais dos estudantes nesses programas. Ao comparar as competências desenvolvidas, evidenciou que competências sociais, de gestão, de resolução de problemas, de comunicação e de investigação científica foram as mais desenvolvidas entre os estudantes participantes dos programas. Os processos de aprendizagem voltados para o desenvolvimento de competências constituem-se em um potencializador do desenvolvimento acadêmico e profissional desses estudantes. Além disso, ao desenvolverem tais programas, os estudantes conseguem contextualizar o ensino teórico com as ações desenvolvidas, assim, conseguem fazer sentido dos conceitos e ultrapassam os obstáculos existentes na aprendizagem de competências baseada apenas no ensino de transmissão de conteúdo. Por fim, sugestões de pesquisas futuras são apresentadas.
Based on learning approaches in organizations and professional competences, the present study aimed to identify, describe and analyze the learning processes of competences in the extracurricular programs junior company, scientific initiation and tutorial education program developed by students of the administration courses (morning and nocturnal) of the Federal University of Espírito Santo. As for the research subjects, 15 students who participated in these programs were selected in the last 2 years (2015 to 2017), who were interviewed through a semi-structured interview script. In the presentation and discussion of the data, through the method of qualitative data analysis, it was identified that the learning processes located, social learning, informal and incidental learning, learning in practice and experiential learning make it possible to develop students' professional skills in these programs. In comparing the competences developed, it was shown that social skills, management, problem solving, communication and scientific research were the most developed among the students participating in the programs. It was also verified that the learning processes focused on the development of competences constitutes a potentiator of the academic and professional development of these students. In addition, in developing such programs, students are able to contextualize theoretical instruction with developed actions, thus being able to make sense of concepts and overcome existing barriers to learning skills based solely on teaching content transmission. Lastly, suggestions for future research are presented
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10646
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