Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11011
Título: A cor da sombra na obra escrita de Ricardo Carioba
Autor(es): Batista, Maíne
Orientador: Freitas, Alexandre Siqueira de
Data do documento: 3-Abr-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação tem como tema central o estudo da cor da sombra na obra Escrita, de Ricardo Carioba. A pesquisa retoma a temática da sombra desde seus primórdios, passando pelos mitos, teorias e conceitos que levaram este fenômeno a contribuir em descobertas científicas e matemáticas, em especial da geometria. Mas as questões metafísicas que envolvem a sombra e sua difícil reprodutibilidade mantiveram-na à parte do ambiente artístico. A retomada desse fenômeno nas artes se dá a partir do Iluminismo, com o estudo da sombra como objeto de auxílio à percepção. Paralelamente, ampliam-se as investigações da física da luz e da cor, em função das novas descobertas e de suas aplicabilidades, relegando a sombra a um estudo mais tímido. Os estudos dos professores Roberto Casati e Michael Baxandall foram o norte de grande parte da pesquisa sobre os fenômenos de cor, luz e sombra, a fim de compor repertório para análise das obras de Carioba, com evidência para o elemento sombra na instalação Escrita. Sendo a sombra um fenômeno natural e desprovido de interesse empírico, os cientistas abraçaram suas variações e especificidades a fim de torná-la um espetáculo curioso e obter a adesão do espectador ao seu aprendizado formal. Alguns artistas contemporâneos se apropriam dessas evidências para compor a poética de suas obras. A tecnologia, outra aliada na contemporaneidade, será analisada para expor os novos tipos de concepção, distribuição e apreensão do objeto artístico, em especial na obra de Carioba. O artista entende e explora os equipamentos eletrônicos visuais, exibindo de forma ampliada os fenômenos da luz e da cor, acontecimentos que dão origem à formação das imagens digitais e analógicas. Ao final, todas as teorias arroladas no decorrer do trabalho deram base para o entendimento cientifico e poético da instalação Escrita, a fascinante sombra colorida. Palavras-chave: Ricardo Carioba. Sombras coloridas. Interatividade.
This dissertation has as main theme the study of the shadow color in the work Escrita, from Ricardo Carioba. The research retakes the shadow thematic since its beginnings, passing through the myths, theories and concepts that led this phenomenon to contribute in scientific and mathematical discoveries, in special for geometry. However, the metaphysical questions which involve the shadow and its hard reproducibility kept it apart from the artistic movement. The resumption of this phenomenon in the arts happens in the Renaissance, with the study of the shadow as auxiliary object to perception. At the same time, the physical studies of light and color increase, in function of the new findings and their applicabilities, relegating the shadow for a study more timid. The studies of professors Roberto Casati and Michael Baxandall was the reference in much of the research about the phenomena of color, light and shadow, to compose repertoire for the analysis of Carioba´s works, with evidence in the shadow element in Escrita installation. Being the shadow a natural phenomenon and devoid of empirical interest, the scientists have accepted its variations and specificities to make it a curious spectacle and get the adherence of the spectator to their formal learning. Some contemporary artists have appropriated this evidences to compose the poetics of their works. The tecnology, another ally in contemporary times, will be analyzed to expose the new types of conception, distribution and capture of the artistic object, in special in the Carioba´s work. The artist understand and explore the visual eletronic equipament, exhibiting in an extended way the phenomena of light and color, events that originates the formation of digital and analogical images. At end, all the theories listed in the course of the work provided the basis for scientific and poetic understanding of Escrita installation, the fascinating colorful shadow
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11011
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13065_MAÍNE_14_03_2018 DISSERTAÇÃO_FINAL_ENTREGA (provisória).pdf4.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.