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Título: Etnicidade e literatura : a presença do negro na literatura marginal periférica
Autor(es): Mongim, Luciana Marquesini
Orientador: Nascimento, Jorge Luiz do
Data do documento: 28-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta tese centra-se na leitura crítica do livro de poemas Águas da Cabaça (2012), de Elizandra Souza, e do livro de contos Reza de Mãe (2016), de Allan da Rosa, como forma de analisar as estratégias estéticas e os recursos poético-discursivos que estruturam a escrita de dois autores marginais periféricos de São Paulo, na qual relacionam literatura, etnicidade, identidade cultural e território. As obras integram uma rede de diálogos e de deslocamentos de sentidos que se relaciona à diáspora africana, às estratégias de resistência, negociação e (re)elaboração identitária dos afrodescentes e aos aspectos culturais e vivências cotidianas do ser negro na periferia urbana contemporânea. Delineiam o corpo negro e periférico que transita na espacialidade urbana, bem como produções discursivas e identitárias que dialogam com diferentes códigos e suportes e que provocam rupturas no cânone literário e linguístico e desconstroem imagens estereotipadas e discriminatórias, estruturando uma poética afromarginal periférica. O procedimento de análise das obras se pauta pelo método comparativo das dicções poéticas e das elaborações estéticas dos escritores, como forma de ressaltar os desdobramentos da estética afrodiaspórica e afrodescendente na produção literária marginal periférica contemporânea. As aproximações e diferenças entre os escritores embasam as singularidades inerentes a eles no processo de construção de seu fazer poético e do corpo negro e periférico que se traveste em letra escrita. A análise é fundamentada pelas elaborações teóricas sobre identidade cultural e suas relações com a etnicidade e a diáspora negra, formuladas por Stuart Hall (2003), e pelas reflexões sobre a história política e da cultura negra no ocidente, desenvolvida por Paul Gilroy (2001). A crítica feminista, sobretudo a relacionada ao feminismo negro, como os postulados teóricos de Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Carla Aktirene, Joice Berth, Lélia Gonzales, Sueli Carneiro, bell hooks, Angela Davis, Patrícia Hill Collins, Judith Buttler, Grada Kilomba e Kimberlé Crenshaw, sustentam a problematização das interseccionalidades e do sujeito poético feminino, negro e periférico no processo de elaboração de uma identidade feminina na periferia. Ainda fundamentando a discussão sobre fatores de opressão que se interseccionam, a noção de território urbano, que assume a centralidade da enunciação e do enunciado, é tomado dos estudos geográficos desenvolvidos por Milton Santos, Rogério Haesbaert e Carlos Walter Porto-Gonçalves.
This thesis focuses on the critical reading of Elizandra Souza's Águas da Cabaça (2012) poetry book and Allan da Rosa's Reza de Mãe (2016), as a way of analyzing aesthetic strategies and resources poetic-discursive that structure the writing of two peripheral marginal authors of São Paulo, in which they relate literature, ethnicity, cultural identity and territory. The works integrate a network of dialogues and displacements of meanings that relates to the African Diaspora, the strategies of resistance, negotiation and elaboration of the identities of Afrodescendants and the cultural aspects and everyday experiences of the black being in the contemporary urban periphery. They delineate the black and peripheral body that transits in the urban space, as well as discursive and identity productions that dialogue with different codes and supports and that cause ruptures in the literary and linguistic canon and deconstruct stereotyped and discriminatory images, structuring a peripheral afro-marginal poetics. The procedure of analyzing the works is based on the comparative method of poetical dictions and the aesthetic elaborations of writers, as a way of highlighting the unfolding of the AfroDiaspora and Afro-Descendant aesthetics in contemporary peripheral marginal literary production. The approximations and differences between the writers base the singularities inherent to them in the process of construction of their poetic making and the black and peripheral body that is transposed in written handwriting. The analysis is based on the theoretical elaborations on cultural identity and its relations with ethnicity and the black diaspora, formulated by Stuart Hall (2003), and the reflections on black political and cultural history in the West, developed by Paul Gilroy (2001). Feminist criticism, especially related to black feminism, like the theoretical postulates of Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Carla Aktirene, Joice Berth, Lélia Gonzales, Sueli Carneiro, bell hooks, Angela Davis, Patricia Hill Collins, Judith Buttler, Kimberlé Crenshaw, support the problematization of intersectionalities and the feminine, black and peripheral poetic subject in the process of elaborating a feminine identity in the periphery. Still grounding the discussion on oppressive factors that intersect, the notion of urban territory, which assumes the centrality of enunciation and statement, is taken from the geographical studies developed by Milton Santos, Rogério Haesbaert and Carlos Walter Porto-Gonçalves.
Esta tesis se centra en la lectura crítica del libro de poesía Águas da Cabaça (2012) de Elizandra Souza y Reza de Mãe (2016) de Allan da Rosa, como una forma de analizar estrategias estéticas y recursos poético-discursivos que estructuran la escritura de dos autores periféricos marginales. de São Paulo, en la que se relacionan literatura, etnicidad, identidad cultural y territorio. Las obras integran una red de diálogos y desplazamientos de significados que se relacionan con la diáspora africana, las estrategias de resistencia, negociación y (re) elaboración de las identidades de los afrodescendientes y los aspectos culturales y las experiencias cotidianas del ser negro en la periferia urbana contemporánea. . Delinean el cuerpo negro y periférico que transita en el espacio urbano, así como las producciones discursivas e identitarias que dialogan con diferentes códigos y soportes y que causan rupturas en el canon literario y lingüístico y deconstruyen imágenes estereotipadas y discriminatorias, estructurando una periferia periférica. Poética marginal. El procedimiento de análisis de las obras se basa en el método comparativo de las dicciones poéticas y las elaboraciones estéticas de los escritores, como una forma de resaltar el despliegue de la estética afro-diáspora y afrodescendiente en la producción literaria marginal periférica contemporánea. Las aproximaciones y diferencias entre los escritores basan las singularidades inherentes a ellos en el proceso de construcción de su composición poética y el cuerpo negro y periférico que se transpone en escritura escrita a mano. El análisis se basa en las elaboraciones teóricas sobre la identidad cultural y sus relaciones con la etnicidad y la diáspora negra, formuladas por Stuart Hall (2003), y las reflexiones sobre la historia política y cultural negra en Occidente, desarrolladas por Paul Gilroy (2001). Crítica feminista, especialmente relacionada con el feminismo negro, como los postulados teóricos de Djamila Ribeiro, Conceição Evaristo, Carla Aktirene, Joice Berth, Lélia Gonzales, Sueli Carneiro, ganchos de campana, Angela Davis, Patricia Hill Collins, Judith Buttler, Kimberlé Crenshaw, apoyan la La problematización de las interseccionalidades y el sujeto poético femenino, negro y periférico en el proceso de elaboración de una identidad femenina en la periferia. Siguiendo la base de los factores opresivos que se cruzan, la noción de territorio urbano, que asume la centralidad de la enunciación y la declaración, se toma de los estudios geográficos desarrollados por Milton Santos, Rogério Haesbaert y Carlos Walter Porto-Gonçalves.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11138
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