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Título: Arte e esfera pública : hibridismos e processos criativos em performance, dança-teatro e videodança
Autor(es): Gianordoli, Julia Calmon Bolsanelo
Orientador: Cirillo, Aparecido José
Data do documento: 27-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa foi guiada pela necessidade de conhecer a história, os artistas e os processos que envolvem a dimensão pública e política de artistas que desenvolvem ou desenvolveram seus trabalhos edificados na interseçãoque abrange as artes plásticas e dança, em particular buscando atingir as potências capixabas. Tudo partiu de uma forte relação da autora com uma híbrida jornada pessoal, de artista e bailarina, na tentativa de relacionar essas duas linguagens. A partir da pesquisa bibliográfica, histórica e, principalmente, de um extenso trabalho de campo para o mapeamento e inventário dessa produção no Espírito Santo, foi possível traçar um pouco dessa hibridização. A tentativa de compreender os processos criativos dos artistas investigados tem seu foco nessa ação inter-artes. Na busca de uma contextualização desse hibridismo ao longo do século XX, parte-se para manifestações atuais de uma arte híbrida, e apresentam-se os exemplos mais próximos, temporal e geograficamente, no caso do Espírito Santo. Foi possível verificar que o conceito pluridisciplinar das práticas artísticas contemporâneas tem um entroncamento que envolve a dança, o teatro, o vídeo, a literatura e as artes plásticas. Os trabalhos dos artistas capixabas inseridos neste eixo são de extrema relevância para o desenvolvimento da cultura local, e a valorização desses intérpretes-criadores é de grande importância. Para tanto, essencialmente no que tange à catalogação e à história para as gerações posteriores, imperioso haver um esforço por parte da classe artística de forma a deixar o registro de um legado cultural de que se pode orgulhar.
This research was guided by the need to know the history, artists and processes that involve the public and political dimension of artists who develop their works built in the intersection of plastic arts and dance, in particular seeking to reach the capixabas powers. This came from a strong relationship with a hybrid personal journey, artist and dancer, in an attempt to relate these two languages. From the bibliographical and historical research, and especially from an extensive fieldwork for the mapping and inventory of this production in Espírito Santo, it was possible to trace some of this hybridization. The attempt to understand the creative processes of the investigated artists has its focus on this interaction action. In the search for a contextualization of this hybridity throughout the twentieth century, I give birth to current manifestations of a hybrid art, and present the closest examples - temporal and geographically, in the case of the Espírito Santo. It was possible to verify that the multidisciplinary concept of the contemporary artistic practices has a connection that involves the dance, the theater, the video, literature and the plastic arts. The works of the Capixabas artists included in this axis are of extreme relevance for the development of the local culture, and the valorization of these interpreter-creators is of great importance. For this, essentially as regards cataloging and history for the generations to come after us, there will be an effort on the part of the artistic class in order to leave the record of a cultural legacy from which we can be proud.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11188
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