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Título: A capoeira e suas narrativas visuais no Rio de Janeiro entre os anos de 1821 A 1955
Autor(es): Amorim, Thiago Rodrigues
Orientador: Guimarães, Aissa Afonso
Data do documento: 31-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A história entre o Rio de Janeiro, os Negros e a Capoeira, apresenta-se de forma imbricada quando consideramos esses elementos parte uma amalgama a qual narra a os fatos e eventos circundantes à esses três agentes. O presente estudo tratou de dissertar sobre a historicidade da capoeira no Rio de Janeiro no período de 1821 a 1932. A partir desta possibilidade de tornar identificável os registros de Imagens como fonte histórica fidedigna, formou-se uma narrativa visual, por assim dizer, de cinquenta e cinco figuras de modo a se conectarem numa ordem cronológica aos eventos e aos fatos envolventes a capoeira, direta ou indiretamente. Acompanhando o desenrolar da História pela Arte denunciou-se um discurso que flagra como a Capoeira gradativamente vai deixando de ser conteúdo marginal para se tornar hábito salutar e moralmente reconhecido pela elite social carioca. Para essa perspectiva de dar importância às fontes de imagens, Lilian Mortiz Schwarcz tece suas reflexões acerca de dar o devido valor a essa categoria de registro histórico. Para a sistemática do uso do historicismo na metodologia da dissertação, Hans-Georg Gadamer (1998) nos forneceu dados mais seguros para criar essa ideia um método que contemplasse a linguagem das Artes, como o método histórico ao mesmo tempo que nos colocasse em equilíbrio com a nossa vocação investigativa, presente no paradigma indiciário, de Carlo Ginzburg (1990). Os dados obtidos para a construção textual esta narrativa visual partiram de um referencial imagético ao qual pertence ao campo das Artes Visuais. As referentes imagens, pintura, fotografia e o desenho (ilustrações e caricaturas), Dentro dessa perspectiva narrativa ou discursiva, estão incluídos nessa pesquisa os artistas, ou responsáveis pelas pinturas como Jean Baptiste Debret (1831), Johan Moritz Rugendas (1835), Augustus Earle (1822-23), Frederico Guilherme Briggs (1836-41), J.Wasth Rodrigues (1822-32). Na modalidade artística da fotografia temos Christiano Júnior (1863-64), Revista Careta (1909), Revista Malho (1908), Revista Malta (1909), “Barreto” (1928), Pierre Verger (1945), O Pasquim (1972) e Jornal Policial (1929). E ainda nos desenhos temos entre ilustrações e caricaturas o Diário Oficial da União (1865), Alexandre Mello Moraes Filho (1893), Ângelo Agostini (1872-1888), Crispim do Amaral (1901), Petiz (1903), Alfredo Storni (1908), Calixto Cordeiro (1906-16), Raul Pederneiras (1926-28), Paulo Várzea (1929). Os autores requisitados para contextualizar as fontes históricas e dar suporte às fontes imagéticas são Carlos Eugênio Líbano Soares (1994, 1997, 1999, 2004 e 2012), Letícia Vidor de Sousa Reis (1994, 2001 e 2013), Elizabeth Vidor (2013), Thomas Holloway (1997), Mônica Pimenta Velloso (1995 e 1996), Lilian Moritz Schwarcz (2008 e 2014), Giovanna Ferreira Dealtry (2007, 2009 e 2010), Ricardo Martins Porto Lussac (2013, 2015 e 2016), Rodrigo Luzivottto (2007), Guilherme Goretti Gonzaga (2012), Paulo Coelho de Araújo e Ana Rosa Fachardo Jaqueira (2016), Paulo Cesar Azevedo e Maurício Lissovsky (1987), Guilherme Conduru (2012), Sandeville Euler Júnior (2008), Marcelo Balaban (2013 e 2015), Silvia Campanema e Rogério Sousa Silva (2013), André Luiz Lacè (2002) e Diego Cafola (2015) entre outros autores.
The story between Rio de Janeiro, the blacks and the capoeira, so closely tied when we consider these elements part an arrangement which tells the facts and surrounding events at these three agents. The present study tried to speak about the historicity of capoeira in Rio de Janeiro in the period 1821 to 1932. From this possibility to make identifiable image records as reliable historical source, formed a visual narrative, so to speak, of fiveteen five figures in order to connect in a chronological order of the events and facts involving capoeira, directly or indirectly. Following the course of the Story by Art denounced a speech act as capoeira gradually like content out of law to become healthy habit and morally acknowledged by the social elite in Rio. For this perspective to give importance to the sources of images, Lilian Moritz Schwarcz weaves his reflections about giving the due value to this category of historical record. For the systematic use of Historicism in the methodology of the dissertation, Hans-Georg Gadamer (1998) provided us with more secure data to create this idea a method which embraced the language of the Arts, such as historic method at the same time we put in balance with our investigative vocation in indicting paradigm, by Carlo Ginzburg (1990). The data obtained for the textual construction this started from a visual narrative imagery to which frame belongs to the field of Visual Arts. The pertaining pictures, painting, photography and design (illustrations and caricatures), within this narrative or discursive perspective, are included in this research the artists, or responsible for the paintings like Jean Baptiste Debret (1831), Johan Moritz Rugendas (1835), Augustus Earle (1822-23), Frederico Guilherme Briggs (1836-41), J. Wasth Rodrigues (1822-32). Artistic mode of photography have Christiano Júnior (1863-64), Revista Careta (1909), Jornal O Mallho (1908), "Barreto" (1928), Pierre Verger (1945), O Pasquim (1972) and Revista Criminal (1929). The authors sought to contextualize the historical sources and support the imagistic sources are Carlos Eugênio Líbano Soares (1994, 1997, 1999, 2004 and 2012), Leticia Vidor de Sousa Reis (1994, 2001 and 2013), Elizabeth Vidor (2013), Thomas Holloway (1997), Monica Pimenta Velloso (1995 and 1996), Lilian Moritz Schwarcz (2008 and 2014), Giovanna Ferreira Dealtry (2007, 2009 and 2010), Ricardo Martins Porto Lussac (2013, 2015, and 2016), Rodrigo Luzivottto (2007), William Goretti Gonzaga (2012), Paulo Coelho de Araújo and Ana Rosa Fachardo Jaqueira (2016), Paulo Cesar Azevedo and Maurício Lissovsky (1987), William Conduru (2012), Euler Junior Sandeville (2008), Marcelo Balaban (2013 and 2015), Silvia Campanema and Rogério Sousa Silva (2013), André Luiz Lacè (2002) and Diego Cafola (2015) other authors.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11212
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