Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11302
Título: No mínimo, uma história para contar : cartazes minimalistas de cinema compondo a paisagem ciberespacial
Autor(es): Gama, Gabriel Lacerda
Orientador: Cirillo, Aparecido José
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação se destina a estudar eventos contemporâneos do campo das visualidades que se utilizam do ciberespaço como lugar primário de circulação. Para tanto, o texto elege, como objeto central de investigação, recentes e sucintas paródias gráficas de cartazes de cinema denominadas minimal movie posters. A proposta inicial é defender o ciberespaço como lugar de exibição e circulação artística, a partir da perspectiva da construção de paisagens virtuais compostas e alteradas por composições visuais desenvolvidas em nosso tempo. A partir daí, definir os cartazes minimalistas de cinema como possibilidade criativa em ambiente virtual, apresentando seus aspectos formais, intenções, linguagem e diálogos com questões típicas do espaço digital e da contemporaneidade. Por fim, apresentar a figura de Pete Majarich, um designer australiano, criador de versões para cartazes de cinema. O objetivo é descrever uma percepção subjetiva do objeto de investigação, a partir do olhar de quem as produz e compartilha. Além disso, promover análise de um exemplar específico do repertório de Majarich com o propósito de entender o discurso intrínseco aos seus cartazes, com especial atenção à deliberada supressão de elementos gráficos e à adoção de linguagem peculiar para se relacionar com a película mencionada no pôster.
This Master Dissertation is dedicated to studying contemporary events in the visual field that use cyberspace as the primary place of circulation. To do so, the text chooses, as a central object of investigation, recent and succinct graphic parodies of movie posters called minimal movie posters. The initial proposal is defending cyberspace as a place of art exhibition and circulation, from the perspective of the construction of "virtualscapes" composed and modified by visual compositions developed in our time. From there, it intends to define the minimal movie posters as a creative possibility in the virtual environment, presenting its formal aspects, intentions, language and dialogues with digital space and contemporaneity typical issues. Finally, it presents the person of Pete Majarich, an Australian designer, movie posters versions creator. The main goal hear is describe a subjective perception of the investigated object from the look of who produces and shares it. In addition, the last part of this study desires to promote the analysis of a specific design in the Majarich's repertoire in order to understand the intrinsic discourse of his posters, with special attention to the deliberate suppression of graphic elements and the adoption of a peculiar language to dialog with the movie which is mentioned in that poster.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11302
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13158_GABRIEL_LACERDA_GAMA_2019 (provisória).pdf5.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.