Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11336
Título: Desenvolvimento e validação de uma sequência didática sobre eletromagnetismo na perspectiva da história da ciência e do ensino por investigação
Autor(es): Coelho, Ailton Ohnesorge
Orientador: Silva, Mirian do Amaral Jonis
Data do documento: 8-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A proposta desse trabalho foi centrada na elaboração de uma Sequência Didática (SD) sobre conceitos de eletromagnetismo e na sua validação por colegas professores do Ensino Médio (validação por pares). As atividades propostas nessa SD incorporaram características do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), bem como princípios da História da Ciência no Ensino de Física (HCEF), promovendo atividades que privilegiam a dimensão histórica da Física e situam o aluno como protagonista do seu aprendizado. A proposta de intervenção teve como público alvo alunos da 2ª série de uma escola particular de Vila Velha e foi concluída em 7 encontros de 100 minutos de duração. Priorizou-se a compreensão dos conceitos físicos envolvidos e a contextualização desses conhecimentos com a nossa realidade em detrimento de fórmulas matemáticas. Os recursos didáticos usados na SD foram desenvolvidos com o intuito de instigar a curiosidade, desencadear debates e incentivar a reflexão; compreendem atividades em grupos, exibição de vídeos, leitura de textos históricos, utilização de simulações computacionais e realização de experimentos. A avaliação da SD buscou verificar se as atividades promoviam interesse pelo tema e interação entre os alunos durante as execuções das atividades e se os alunos perceberam o Ensino por Investigação e a História da Ciência como ferramentas motivadoras capazes de auxiliá-los na compreensão dos fenômenos físicos. A validação por pares sinalizou uma SD original, autoexplicativa, de fácil acessibilidade e executabilidade capaz de suscitar discussões interessantes e possibilitar que os alunos estabeleçam relações entre os conceitos científicos trabalhados e situações cotidianas. A aplicação da SD em sala de aula mostrou que o ENCI e a HCEF podem ser considerados agentes motivadores do aprendizado do Eletromagnetismo, constituindo uma ferramenta didática profícua e capaz de estimular uma participação mais ativa dos alunos durante as aulas de Física.
The proposal of this work was centered in the elaboration of a Didactic Sequence (SD) on concepts of electromagnetism and in its validation by fellow high school teachers (validation in pairs). The activities proposed in the SD brought characteristics of Science Teaching through Research (ENCI), through dynamics that place the student as the protagonist of their learning, and History of Science in Teaching Physics (HCEF), with activities that privilege the dimension history of physics. The intervention proposal was aimed at 2nd grade students from a private school in Vila Velha and was concluded in seven 100-minutes meetings. prioritized the understanding of the physical concepts that involved its contextualization of this knowledge with our reality to the detriment of mathematical formulas. The didactic resources used in SD were developed with the intention of instigating curiosity, provoking debates and encouraging reflection; include group activities, videos display, reading of historical texts, use of computational simulations and conducting experiments. The evaluation of the Didatctic Sequence sought to verify if the activiities promoted interest in the subjectic and interacion between the students during the execution of the activities and if the students realized that teaching through Research and the History of Science as motivating tools able to help them in the understanding of the physicists phenomena. Peer validation signaled an original, self-explanatory, easily accessible and enforceable SD capable of eliciting interesting discussions and enabling students to build relationships between scientific concepts and everyday situations. The application of SD in the classroom showed that the ENCI and the HCEF can be considered as motivators agents of the learning of the Electromagnetism, constituting a didactic tool beneficial and able to stimulate a more active participation of the students during the Physics classes.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11336
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13488_Dissertação Preliminar - Ailton Coelho.pdf2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.