Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11357
Título: Café com matemática : representações de professores do 4° e 5° anos do ensino fundamental num processo de formação continuada sobre conteúdos e metodologias
Autor(es): Oliveira, Alice Venturini
Orientador: Oliveira, Alice Venturini
Data do documento: 21-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: OLIVEIRA, Alice Venturini. Café com matemática: representações de professores do 4° e 5° anos do ensino fundamental num processo de formação continuada sobre conteúdos e metodologias. 2019. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo
Resumo: Estudo de caso etnográfico de natureza qualitativa que tem por objeto uma formação continuada para professores do 4.° e 5.° anos do Ensino Fundamental, denominada Café com Matemática. Busca responder à questão norteadora: Que representações de professores do 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental emergem de um processo de formação continuada em Matemática? Tem como objetivo geral descrever e analisar as representações que emergiram de professores atuantes no município de Jaguaré-ES, quando imersos num processo de formação continuada em Matemática. Tem como objetivos específicos a) elencar as adversidades da prática pedagógica evidenciadas pelos professores do 4.º e do 5.º ano que precisam trabalhar com Matemática; b) constatar as potencialidades didáticometodológicas do ensino de Matemática no Ensino Fundamental; c) discutir e refletir com os participantes sobre os quatro blocos de conteúdos da Matemática que fazem parte do currículo do 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental: números e operações, grandezas e medidas, tratamento da informação e Geometria. Tem por fundamentos teóricos os pressupostos da História Cultural, os conceitos de representação, prática e apropriação de Roger Chartier, bem como de estratégias e táticas de Michel de Certeau
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13538_114 - ALICE VENTURINI OLIVEIRA.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.