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dc.contributor.advisorDrago, Rogério-
dc.date.accessioned2015-04-30T19:56:42Z-
dc.date.available2016-06-24T06:00:07Z-
dc.identifier.citationGUASTI, Maria Cristina Figueiredo Aguiar. Por trás dos muros da universidade: representações de estudantes sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) e sobre os estudantes cotistas da UFES. 2014. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/1357-
dc.rightsopen accesseng
dc.titlePor trás dos muros da universidade : representações de estudantes sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) e sobre os estudantes cotistas da UFESpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnDireito à educaçãopor
dc.subject.br-rjbnEducação e Estadopor
dc.subject.br-rjbnEnsino superior - Brasilpor
dc.subject.br-rjbnProgramas de ação afirmativa na educação - Brasilpor
dc.subject.br-rjbnRepresentações sociaispor
dc.subject.br-rjbnEstudantes universitáriospor
dcterms.abstractAnalisa as representações de estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) e sobre os estudantes cotistas. Desenvolve a análise a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar os fatores que contribuem para a formação e a reformulação das representações sociais no que diz respeito ao ser estudante universitário; verificar se existem discrepâncias nas representações de cada grupo em relação aos itens abordados; caracterizar os componentes que constituem o sentimento de pertença ao grupo estudantes universitários e compreender como se desenvolvem as relações intra e inter grupos entre os estudantes cotistas e não cotistas da Ufes. Utiliza como metodologia estudo de caso único, com múltiplas unidades de análise, posto que participaram estudantes de diferentes cursos e centros de ensino. Realiza a coleta de dados por meio de entrevista em profundidade por ser consagrada para este tipo de pesquisa. O número de entrevistados baseou-se no critério de saturação. A sistematização dos dados se deu a partir da análise de conteúdo das entrevistas utilizando a Teoria das Representações Sociais. As categorias de análise foram criadas a partir de dois aspectos, os objetivos da pesquisa e as falas dos estudantes. Observa que o acolhimento dos estudantes cotistas bem como, do sistema de reserva de vagas, se deu inicialmente por meio da comparação entre as condições de concorrência no vestibular entre estudantes oriundos de escolas públicas e particulares; que o sentimento de pertença ao grupo estudantes universitários se concretiza mais em relação aos fazeres próprios da universidade do que em relação a qualquer outra condição vivida pelos estudantes, inclusive o ser ou não cotista. Aponta para novos temas a serem discutidos e modos de esclarecer os estudantes de escolas secundárias públicas sobre seus direitos em relação ao cumprimento da Lei nº 12.711, de 2012 que estabeleceu a reserva de vagas nas Instituições de Ensino Superior públicas no Brasilpor
dcterms.abstractAnalyzes the representations of students of the Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) on the system of vacant reserve (quotas) and on quota students. Develops the analysis from the following specific objectives: to identify the factors that contribute to the formation and reformulation of social representations with regard to being a university student; check if there are discrepancies in the representations of each group in relation to the items discussed; characterize the components that constitute the sense of belonging to the university students group and understand how to develop intra and inter groups between quota students and non-unitholders at Ufes. It is used as a methodology one single case study with multiple units of analysis, since it involved students from different courses and learning centers. Collects the data through in-depth interview to be devoted to this type of research. The number of interviewees was based on the criterion of saturation. The systematization of the data was from the content analysis of the interviews using the Theory of Social Representations. The categories were created from two aspects, the research objectives and the speeches of the students. Notes that the reception of quota students as well as the system of vacant reserve, initially drew by comparing between the conditions of competition in the entrance exam among students from public and private schools; that the sense of belonging to the group college students is realized more in relation to the university's own doings that in relation to any other condition experienced by students, including whether or not unitholder. Points for new themes to be discussed and ways to clarify students attending public secondary schools about their rights in relation to compliance with Law nº 12,711, 2012 that established the reservation of places in public higher education institutions in Brazileng
dcterms.abstractAnalisa las apreciaciones de los estudiantes de la Universidad del Espiritu Santo (Ufes) sob el método de restricción de cuotas y acerca de los estudiantes cuotistas. Desarrolla la análisis desde los seguintes objetos específicos. Identificar los factores de las representaciones sociales para la formación y a reformulación de las representaciones sociales no que se trata en ser estudiante universitário; averiguar si hay discrepancias en las representaciones de cada equipo en relación a los temas abordados; caracterizar los componentes que constituen el sentimiento de pertenenza ao equipo de estudiantes universitários y compreender como se desarrolan las realciones intra y inter equipos entre estudiantes cuotistas y no cuotistas de la Ufes. Utiliza como metologia estudio del caso único con múltiplas unidades de análisis visto que participaron estudiantes de distintas carreras y centros de enseñanza. Realiza la recolección de los dados por médio de uma encuesta con profundidad por su dedicación para esse tipo de pesquisa. El número de entrevistados fundouse en el critério de saturacción. La sistematización de los dados sucedidos a partir de análisis del contenidos de las encuestas utilizando la Teoria de las Representaciones Sociales. Las categorias de análisis de elaboración fueran hechas a partir de dos aspectos, los objetivos de la pesquisa y las charlas de los estudiantes. Observa que el acogimiento de los estudiantes cuotistas bien como, el sistema de reservación vacante , sucedió inicialmente por médio de comparación entre las condiciones de competición en el vestibular entre estudiantes oriundos de escuelas públicas y privativas; que el sentimiento de pertenecer al equipo estudiantes universitários se formalizan mas en respecto los quehaceres próprios de la universidad do que en respecto a cualquier otra condición vivida por los estudiantes, incluso se o no cuotistas. Señala para nuevos temas a seren cuestionados y método para clarificar los estudiantes de escuelas secundarias públicas a cerca de sus derechos en relación la Ley nº 12.711, de 2012 que estabeleció la reserva de vacantes en las Instituiciones de Enseñanza Superior Públicas en Brasilspa
dcterms.creatorGuasti, Maria Cristina Figueiredo Aguiar-
dcterms.dateSubmitted2014-11-28-
dcterms.formatTexteng
dcterms.issued2014-11-28-
dcterms.languageporeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.publisher.courseDoutorado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeSiss, Ahyas-
dc.contributor.refereeOliveira, Edna Castro de-
dc.contributor.refereeOliveira, Osvaldo Martins-
dc.contributor.refereeOliveira, Eduardo Augusto Moscon-
Aparece nas coleções:BIB - Teses de doutorado
PPGP - Teses de doutorado

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