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Título: Diagnóstico do transporte escolar rural público no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES
Autor(es): Pinheiro, Theo Goulart Bravo Santos
Orientador: Rosa, Rodrigo de Alvarenga
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: É notável a importância social do Transporte Escolar Rural aos moradores das áreas rurais, pois consiste muitas vezes no único meio de atender ás necessidades de deslocamento dos alunos residentes nestas áreas para iniciar, continuar e terminar seus estudos. Dessa forma, o grande problema apresentado nesta pesquisa é demonstrar como está sendo realizado o transporte escolar no município de Cachoeiro de Itapemirim, sob a ótica dos diversos envolvidos, o que torna indispensável conhecer o perfil dos usuários, suas necessidades e assim identificar oportunidades de melhoria. O objetivo deste trabalho consiste em diagnosticar o transporte escolar rural (TER) no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES por meio meio de visitas às escolas e com aplicação de questionários aos alunos, pais, educadores e motoristas dos veículos escolares. Realizou-se um diagnóstico do serviço ofertado pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aos alunos da rede municipal de ensino, seguido de uma proposta de ações que possibilitem melhorar as condições do serviço ofertado aos alunos. Os resultados mostram que a maior parte dos alunos pertence ao sexo feminino, possuem idades de 06 a 16 anos, frequentando o ensino fundamental de ensino; os educadores pertencem ao sexo feminino e lecionam para o ensino fundamental; e os motoristas pertencem ao sexo masculino. Verificou-se que os alunos são transportados em ônibus e kombis, sendo alguns muito antigos, sem conforto e sem cinto de segurança para todos. Observou-se que a maior parte dos alunos embarca na porta de casa, se desloca a pé até o ponto de embarque, caminha de 0 a 05 minutos, por uma distância de 0 a 500 metros, esperam de 0 a 05 minutos até a chegada do veículo escolar e gastam até 30 minutos até a escola. Contudo, existem alunos que embarcam em outros pontos, tais como rodovia, caminham por mais de 20 minutos, por distâncias superiores a 2 km, aguardam por mais de 20 minutos até a chegada do veículo escolar e que demoram mais de 60 minutos para chegar à escola. No que se refere à avaliação do serviço ofertado, a pesquisa mostrou que parte dos envolvidos está insatisfeita com alguns itens do serviço prestado, apontando que existem muitos itens que precisam ser melhorados, sobretudo conforto dos assentos, condições ambientais dentro dos veículos, limpeza e estado de conservação dos veículos, que foram aqueles cujos envolvidos mostraram-se mais insatisfeitos. Os envolvidos propuseram sugestões de melhorias, sendo a aquisição de veículos novos a mais citada. Por fim, ao final do trabalho foram propostas ações para melhorias ao serviço prestado, por meio de um plano de intervenção.
It is remarkable the social importance of School Transportation Rural residents of rural areas , as is often the only way to meet the needs of students displacement of residents in these areas to start , continue and finish their studies . Thus , the big problem is presented in this research is being conducted to demonstrate how the school transport in the municipality of Itapemirim under the great number of involved , which makes it vital to know the profile of the users , their needs and thus identify opportunities for improvement . The objective of this work is to diagnose the rural school transport (TER ) in the municipality of Itapemirim - ES by means of school visits and questionnaires to students, parents, educators and school vehicle drivers . We conducted a diagnostic service offered by the Municipality of Itapemirim students of municipal schools , followed by a proposal of actions that allow to improve the conditions of service offered to the students . The results show that most of the students are female , have aged 06-16 years attending elementary school teaching , educators are women and to teach elementary school , and the drivers were males . It was found that students are transported in buses and vans , some being very old , no comfort and no seatbelts for all . It was observed that most students embarks on the doorstep , the foot moves to the point of embarkation , walk 0-05 minutes for a distance 0-500 meters wait 0-05 minutes until the arrival the school bus and spend up to 30 minutes to school . However , there are students who embark on other points , such as highway, walk for 20 minutes, for distances greater than 2 km, waiting for over 20 minutes until the arrival of the school bus and it takes over 60 minutes to get to school. As regards the assessment of the service offered , the survey showed that the people involved are unhappy with some items of service, pointing out that there are many items that need to be improved , especially seating comfort , environmental conditions inside the vehicles , cleaning and state storage of vehicles , which were those which showed more involved unsatisfied. Stakeholders proposed suggestions for improvements , and the purchase of new vehicles the most cited . Finally , at the end of the work have been proposed actions to improve the service provided by an intervention plan.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2489
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