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Título: Ações preventivas da violência : uma análise do Centro Integrado de Cidadania de Vitória à luz da teoria de modelos de produção
Autor(es): Cordeiro Júnior, Almir
Orientador: Bianco, Mônica de Fátima
Data do documento: 23-Mai-2005
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se identificar o modelo de organização e gestão da produção de serviços e do trabalho existente no Centro Integrado de Cidadania de Vitória (CIC-Vitória) e confrontá-lo com um outro construído teoricamente a partir da realização de grupos focais e entrevistas em profundidade. A investigação teve caráter qualitativo e envolveu não apenas o pesquisador, mas também pessoas atuantes nas unidades prestadoras de serviço no CIC-Vitória e especialistas nas áreas temáticas envolvidas. Iniciou-se com a abordagem da violência na região da grande Vitória, pano de fundo adiante do qual se desenvolveu o trabalho, para em seguida construir o modelo vigente por meio da análise de um cenário organizacional com mais de 20 órgãos das esferas federal, estadual e municipal, convivendo com empresas da iniciativa privada e buscando oferecer serviços aos cidadãos. Estes serviços, por sua vez, foram analisados a partir dos instrumentos governamentais que originaram a sua concepção para, em seguida, serem categorizados de acordo com as principais classificações da literatura específica e, num terceiro momento, discutidos como integrantes de um processo de produção induzido pelo cidadão-usuário. A construção do modelo teórico teve início com a implementação dos grupos focais e das entrevistas em profundidade para, numa etapa subseqüente, confrontar-se os textuais produzidos, resultando essa confrontação analítica nos pressupostos que conformaram o modelo ideal. Assim estabelecido, pode-se verificar a proximidade ou o afastamento deste em relação ao modelo vigente. Os resultados evidenciaram que, enquanto o modelo vigente volta-se para o aspecto estrutural-operacional, circunscrito ao espaço interno do CIC-Vitória, o modelo ideal aponta para a necessidade de se construir uma via de comunicação com o cidadão-usuário que contemple tanto a peregrinação deste ao CIC quanto a atuação do CIC em seu habitat, via presença nas comunidades. Conclui-se que a incorporação dessa perspectiva ao modelo vigente, torna a atuação do CIC-Vitória mais efetiva como ação social preventiva da violência.
With this research it was intended to identify the organizational and service operations management models that exist on the Centro Integrado de Cidadania de Vitória (CIC-Vitória) and compare these with another one theoretically built from propositions of focal groups and in-depth interviews. The investigation was a qualitative research that involved not only the researcher, but also professionals from the service units of the CIC-Vitória and specialists in the thematic areas investigated. This dissertation was initiated with an analysis of the violence in the Grande Vitória region, a background in which the dissertation was developed, and from which was constructed the actual model, based on the analysis of the organizational scenario in more than 20 federal, state and municipal institutions, interaction with private business and direct work with services to citizens. These services, therefore, where analyzed with the governmental indexes that originated their conception and, subsequently, were categorized in accord with the main classifications of the specific literature and, on a third moment, debated as belonging to the production process initiated by the client-citizen. The construction of a theoretical model began with the implementation of focus groups and in-depth interviews and followed with a discourse analysis, which resulted on an analysis of identified propositions that generated the model. Moreover, it made possible the verification of the proximity or distance of this model in relation to the current one. The results indicated that, while the current model is focused on the operational-structural aspect, situated inside the CIC-Vitória, the ideal model points toward the necessity of the construction of an communication channel with the client-citizen that contemplates not only his access to the CIC but the CIC actuation in his habitat, as a presence on the communities. It was concluded that the incorporation of these perspective to the current model makes more effective the actuation of the CIC-Vitória as a social action to prevent violence.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2801
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