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Título: A narrativa histórica da superação do atraso : um desafio historiográfico do Espírito Santo
Autor(es): Nascimento, Rafael Cerqueira do
Orientador: Gil, Antonio Carlos Amador
Coorientador: Ribeiro, Luiz Cláudio
Palavras-chave: Historiography
Development
History
História
Data do documento: 5-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de realizar uma história da historiografia do Espírito Santo buscando compreender as formas, as funções e os significados que tiveram as diferentes manifestações historiográficas sobre o Espírito Santo entre a década de 1960 e o início do século XXI. Para isso, analisa as obras História do Estado do Espírito Santo, de José Teixeira de Oliveira (1975), História do Espírito Santo, de Maria Stella de Novaes (1964), O Espírito Santo é assim, de Neida Lúcia Borges (1971), e História Geral e Econômica do Espírito Santo: do engenho colonial ao complexo fabril-portuário, de Gabriel Bittencourt (2006). Além dessas, aborda uma nova produção historiográfica que surge na primeira década do século XXI associada aos programas de pós-graduação, em especial, mas não exclusivamente, ao Programa de História Social das Relações Políticas (PPGHIS-UFES). Assim, fundamentando a análise em referenciais da História da Historiografia e da Teoria da História, em especial, Reinhart Koselleck e Jörn Rüsen, avaliamos que tipo de relação as produções historiográficas estabeleceram com o passado local e quais sentidos as narrativas históricas atribuíram para esse passado. Desse modo, por um lado, identificamos a emergência e o percurso de uma narrativa histórica da superação do atraso: a narrativa do progressivo desenvolvimento do Espírito Santo, definida nas obras de José Teixeira de Oliveira, Neida Lúcia e Maria Stella de Novaes, e a narrativa da formação econômica do Espírito Santo, representada pela obra de Gabriel Bittencourt. Por outro, demonstramos como a nova produção historiográfica, as narrativas críticas do Espírito Santo, tem colaborado com a desconstrução daquelas narrativas mestras sobre o passado do Espírito Santo. Consideramos, assim, que a análise desse percurso da escrita da história local permitiu compreendermos como se constituiu um paradigma de compreensão e formas de narrar o Espírito Santo a partir da noção de atraso e sua superação. Compreendemos que a perspectiva da superação do atraso definiu um lugar para períodos, acontecimentos e personagens históricos que tiveram seu valor para o passado local definidos em função de sua contribuição ou oposição para o desenvolvimento do Estado. Identificamos, com isso, como as narrativas da superação do atraso corresponderam às expectativas dos projetos de desenvolvimento do Espírito Santo e contribuíram para sua legitimação, tanto na década de 1960 com a industrialização, como nos usos políticos do passado recorrentes no discurso político de Paulo Hartung sobre o Terceiro Ciclo de Desenvolvimento já no século XXI. Enfim, avaliamos a importância das narrativas críticas na desconstrução da perspectiva da superação do atraso, na desmitificação do lugar do atraso no passado local bem como sua relevância na definição de diferentes sentidos para a história do Espírito Santo.
This thesis aims to perform a history of the historiography of Espírito Santo trying to understand the procedures, functions and meanings involving different historiographical productions about the state of Espírito Santo between the 1960s and the early twenty-first century. The research analyzes the books História do Estado do Espírito Santo, by José Teixeira de Oliveira (1975), História do Espírito Santo, by Maria Stella de Novaes (1964), O Espírito Santo é assim, by Neida Lúcia Borges (1971), and Gabriel Bittencourt’s História Geral e Econômica do Espírito Santo: do engenho colonial ao complexo fabril-portuário (2006). Besides these, it discusses a new historiography that emerges in the first decade of this century, specially, but not exclusively, associated to the Social History of Political Affairs Program (Programa de História Social das Relações Políticas – PPGHIS-UFES). Therefore, grounding the analysis on references of History of Historiography and Theory of History, in particular Reinhart Koselleck and Jörn Rüsen, this thesis evaluates which kind of relations the historiographical productions established with the local past and which meanings the historical narratives attributed to this past. Thus, on the one hand, we identify the emergence and course of a historical narrative of overcoming backwardness: the narrative of the progressive development of Espírito Santo, set in the works of José Teixeira de Oliveira, Neida Lucia and Maria Stella de Novaes, and account of the economic formation of Espírito Santo, represented by the work of Gabriel Bittencourt. On the other hand, we demonstrate how the new historiography, critical narratives about Espírito Santo, has collaborated with the deconstruction of those mainstream narratives about the past of state. We, therefore, consider that the analysis of this local history writing path allowed us to comprehend how this paradigm of writing and understanding the past of Espírito Santo was built on the notions of delay and overcoming. We understand that the perspective of overcoming the delay defined a place for periods, historical events and characters that had their value to the local past defined in terms of their contribution to or obstruction of the development of the state. Doing so, we identify how the narratives of overcoming backwardness support the development projects of Espírito Santo and contributed to its legitimacy, both in the 1960s with industrialization, as in the political uses of the past performed by the political discourse of Paul Hartung on the Third Development Cycle in the XXI century. Finally, we evaluate the importance of critical narratives in deconstructing the perspective of overcoming the delay and its relevance in the definition of different meanings to the history of Espírito Santo.
Este trabajo tiene como objetivo llevar a cabo una historia de la historiografía del Espírito Santo tratando de comprender las formas, funciones y significados que tuvieran diferentes manifestaciones historiográficas relativas al estado de Espírito Santo entre los años 1960 y principios del siglo XXI. Para ello, analiza los trabajos História do Estado do Espírito Santo, de José Teixeira de Oliveira (1975), História do Espírito Santo, de Maria Stella de Novaes (1964), O Espírito Santo é assim, de Neida Lúcia Borges (1971), y História Geral e Econômica do Espírito Santo: do engenho colonial ao complexo fabril-portuário, de Gabriel Bittencourt (2006). Además de éstos, se discute una nueva historiografía que florece en la primera década de este siglo, asociada a los programas de posgrado, en particular, pero no exclusivamente, el Programa de Historia Social de las Relaciones Políticas (PPGHIS-UFES). Por lo tanto, basando el análisis en referencias de la historia de la historiografía y teoría de la historia, en particular, Reinhart Koselleck y Jörn Rüsen, evaluamos qué tipo de relación las producciones historiográficas establecen con el pasado local y que significados las narrativas históricas atribuyeron a este pasado. De este modo, por un lado, identificamos la aparición y el recorrido de una narrativa histórica de superación del retraso: la narrativa del desarrollo progresivo del Espírito Santo, ubicada en las obras de José Teixeira de Oliveira, Neida Lucía y María Stella de Novaes, y la narrativa de la formación económica del Espíritu Santo, representada por la obra de Gabriel Bittencourt. Por otro, se demuestra cómo la nueva producción historiográfica, las narrativas críticas del Espírito Santo, ha colaborado con la deconstrucción de los grandes relatos sobre el pasado del Espírito Santo. Por consiguiente, consideramos que el análisis de este recorrido de la escritura de la historia local nos permitió entender cómo se constituyó un paradigma de comprensión y de formas de narrar el Espírito Santo basado en la noción de retardo y superación. Comprendemos que la perspectiva de superar el retraso definió un lugar para períodos, acontecimientos históricos y personajes que tuvieron su valor en el pasado local definido en términos de su contribución u oposición al desarrollo del estado. Identificamos, con ello, cómo las narrativas de superar el retraso están relacionadas con las expectativas de los proyectos de desarrollo del Espírito Santo y han auxiliado a su legitimación, tanto en la década de 1960, con la industrialización, como en los recurrentes usos políticos del pasado por el discurso político de Paul Hartung en el Tercer Ciclo de Desarrollo, ya en el siglo XXI. Por último, se evalúa la importancia de las narrativas críticas en la deconstrucción de la perspectiva de superar el retraso, en la desmitificación del lugar del retraso en el pasado local y su relevancia en la definición de los diferentes significados de la historia del Espírito Santo
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3551
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