Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/4793
Título: | Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do conceito de ondas |
Autor(es): | Santos, Graziely Ameixa Siqueira dos |
Orientador: | Gomes, Thieberson da Silva |
Palavras-chave: | Ensino de física Aprendizagem significativa |
Data do documento: | 27-Fev-2015 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | As pesquisas voltadas ao ensino de física e, em particular, às situações de sala de aula têm demonstrado a necessidade do professor de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos a fim de ampliar contextos e possibilidades de aprendizagem significativa. Para tanto, deve assumir o papel mediador, como protagonista em um processo que leve em consideração o contexto cultural dos sujeitos envolvidos. Nessa perspectiva, este estudo narra a experiência de implementação de uma sequência didática, desenvolvida nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente
Significativa (UEPS), buscando propiciar a aprendizagem significativa do conceito de ondas mecânicas. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em uma escola estadual de ensino médio, tendo como referencial teórico a Aprendizagem Significativa de Ausubel e, em especial, os estudos de Moreira. Durante as análises outros referenciais foram utilizados para a interpretação dos indícios apontados pelos dados empíricos. A análise de dados se baseou em três eixos que nortearam o trabalho: a valorização do conhecimento prévio, a importância de proposição de situações- problema e a ênfase na apresentação do conteúdo de modo a promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa no contexto da matéria de ensino. Ao longo do desenvolvimento da UEPS foi possível constatar a coexistência de diversas ideias associadas ao conceito de onda, ressaltando o caráter complexo e dinâmico do processo
de aprendizagem de conceitos científicos escolares. The researches around the physics ' teaching and , Specifically , around the classrooms ' situations Have Been Demonstrated the teacher 's need of deep in the theoretical and practical knowledge to amplify context and possibilities of Significant learning . In this way, it must assume the mediator role , the protagonist in the process that has in consideration the cultural context of the people Involved. Looking in this perspective, this study tells about the experience of implementation in a didactic sequence, developed in the features of a Teaching Unity Potentially Significant (TUPS), looking for propitiate the significant learning mechanic waves concept. The research work was developed in a public high school, and it has as a theoretical reference the Meaningful Learning of Ausubel and, specially, the Moreira studies. During the analysis referential others Were used to interpret the principles pointed by the empirical data . The analysis of the data was based on three axis that guided the work : the valorization of previous knowledge , the importance of 'the prepositions of the situations -problem and emphasis in the presentation subject in order to promote progressive differentiation and integrative reconciliation in the context of the teaching subject . During the development of TUPS was possible to realize the coexistence of many ideas associated with the wave concept, highlighting the dynamic and complex character of the learning process of scholar‟s scientific concepts. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/4793 |
Aparece nas coleções: | PPGENFIS - Dissertações de mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese_8751_Graziely Ameixa.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.