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http://repositorio.ufes.br/handle/10/6939
Título: | O processo de implementação de uma sequência de ensino investigativa e o desenvolvimento de conceitos relacionados à hidrostática no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The process of implementation of a sequence of investigative teaching and the development of concepts related to hydrostatics in middle school |
Autor(es): | Rodes, Giovane Pereira |
Orientador: | Silva, Mirian do Amaral Jonis |
Data do documento: | 14-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | Neste trabalho de pesquisa apresentamos uma proposta para o ensino de
Hidrostática, especificamente o Teorema de Stevin, sob a luz dos pressupostos
teóricos e metodológicos do ensino de ciências por investigação, desenvolvida
durante o segundo semestre do ano de 2016, em uma turma do primeiro ano do
Ensino Médio Integrado ao curso de informática, com um total de 38 alunos, em uma
Escola Estadual, localizada em Serra, Espírito Santo (ES). O presente estudo, de
natureza qualitativa, consiste numa pesquisa de intervenção, em que
desenvolvemos e implementamos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI),
focalizando a contribuição do Ensino por Investigação para a construção de
conceitos físicos relacionados à Hidrostática e algumas de suas possíveis
aplicações tecnológicas. A sequência foi composta por duas etapas. Na etapa de
problematização propusemos um problema aberto envolvendo possíveis meios de
captação e o reaproveitamento da água da chuva na escola. Na etapa seguinte, de
aprofundamento do conteúdo, realizamos uma demonstração investigativa, a partir
da qual foram sistematizados os conhecimentos relativos mais especificamente ao
Teorema de Stevin. Para produzir os dados, realizamos filmagens das aulas,
gravações em áudio, produções textuais dos alunos e diário de campo do
professor/pesquisador. Esses dados foram produzidos durante a realização das
atividades pelos estudantes ao longo da SEI. Com os dados produzidos buscamos
analisar o envolvimento dos estudantes na solução do problema, o processo de
levantamento de hipóteses e os indícios da ocorrência de desenvolvimento
conceitual, atitudinal e procedimental. Os resultados apontaram elementos que
indicam que o Ensino por Investigação potencializou o ensino de Física, de modo
que os estudantes, começam a perceber a Física, como Ciência e não mais, como
uma disciplina que se resume à aplicação de fórmulas. O processo de elaboração e
implementação da SEI proporcionou momentos de reflexão e ressignificação das
práticas docentes. As conclusões da pesquisa reafirmam as contribuições do
ensino por Investigação para a construção de conceitos físicos já apontadas pela
literatura, ressaltando o caráter formativo da investigação, não apenas na educação
científica, mas sobretudo no aprimoramento profissional docente. In thispresentworkpresentation the proposal the teaching Hydrostatic, specifically The Stevin's Theorem, theoretical and methodological assumptions of science teaching by research, developed during the second semester of 2016, in a first-year high school classintegrated to the computer course, with a total of 38 students,in a public school, located in Serra Espírito Santo (ES). The present qualitative studyconsists in a intervention research, which we developed and implemented a Sequence of Investigative Teaching (SEI), turned tothe contribution of Teaching by Research to the construction of physical concepts related to Hydrostaticsand some possibleapplications technological. The sequence has two steps. In the first stage, problematization, we have proposeda problem involving possible ways of collecting and reusing rainwaterat school. In the next stage, deepening of the content, we performed an investigative demonstration, from whichthe knowledge about Stevin's Theorem was systematized. In order to produce the data, we made filming lessons, audio recordings, textual productionsfor the students and the field journalaresearcher teacher. These data were produced during activities done by studentsthroughoutSEI. With the data produced, we analyze the students' involvement in solving the problem,the process of hypothesis collection and the evidence the occurrence of conceptual, attitudinal and procedural development.The resultspointed outelements that indicate theTeaching by Research has potentiated the teaching of Physics, so that the students, begin to perceive Physics, as Science and not more, as a discipline that comes down to the applicationformulas. The process of elaboration and implementation the SEI provided reflectionmoments and resignification theteaching practices. The research reaffirms the contributions the research teaching to the construction physical concepts already pointed out in the literature, emphasize the formative nature of research, not only in scientific education, but especially inthe professional improvement of the teachers. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/6939 |
Aparece nas coleções: | PPGENFIS - Dissertações de mestrado |
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