Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7532
Título: Física moderna e contemporânea no Ensino Médio : uma proposta didática baseada nos três momentos pedagógicos utilizando a a astronomia como temática central
Título(s) alternativo(s): Modern and contemporary physics in middle school : a proposal based on three pedagogical moments using astronomy as central theme
Autor(es): Evangelista, Robson Leone
Orientador: Bisch, Sergio Mascarello
Palavras-chave: Ensino de física
Educação em astronomia
Física moderna
Data do documento: 24-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O trabalho apresenta uma proposta didática de abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM), baseada na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), desenvolvida a partir das ideias de um ensino dialógico na linha freireana, usando como temática central a Astronomia. O objetivo foi utilizar assuntos associados a exoplanetas e a constituição de estrelas, como temática central motivadora para abordarmos e discutirmos conteúdos relacionados a fotometria, espectroscopia e estrutura da matéria de forma a evitar a educação que Paulo Freire denomina bancária. Numa primeira etapa, foi efetuado uma pesquisa a respeito dos conhecimentos prévios dos educandos de uma turma de EM sobre os assuntos de Astronomia, associados a exoplanetas e a constituição das estrelas, e de Física, associados à luz e estrutura da matéria. Numa segunda etapa, aplicamos diversas atividades elaboradas com base na dinâmica dos 3MP, envolvendo uma problematização inicial, seguida de uma organização e aplicação do conhecimento abordado. Na terceira etapa, aplicamos pós-testes, questionários e entrevistas, com o intuito de avaliarmos o quão significativa foi a aprendizagem dos educandos e sua participação de uma forma mais ativa, dialógica e crítica durante o desenvolvimento das atividades. A partir dos dados coletados foi possível concluir que houve uma boa recepção e participação dos estudantes na sequência didática implementada e evidências de aprendizagem significativa de conceitos básicos de FMC e Astronomia. Como produto associado à dissertação, no Apêndice F é apresentada a sequência didática que foi implementada, com todo o material utilizado,a qual poderá servir de referência para outros docentes que desejarem desenvolver projetos de ensino de FMC na Educação Básica, que busquem promover um diálogo entre a realidade do aluno e o conhecimento científico necessário para que ele seja capaz de compreender o mundo.
The dissertation presents a didactic proposal of Modern and Contemporary Physics (MCP) teaching for High School (HS) based on the dynamics of Three Pedagogical Moments (3PM), developed from Freire’s ideas of a dialogical teaching, using Astronomy as central theme. The goal was to use issues associated with planets and star formation, as a motivating central theme to tackle and discuss contents related to photometry, spectroscopy and tha structure of matter in order to avoid the education that Paulo Freire calls "banking". As a first step, a survey was made about the prior knowledge of students in a class of HS on the subjects of astronomy, associated with planets and the formation of stars, and physics, associated with light and structure of matter. In a second step, we apply various activities prepared based on the dynamics of 3PM, involving an initial questioning, followed by organization and application of the addressed knowledge. In the third step, post-tests, questionnaires and interviews were applied, in order to evaluate how significant was the learning of the students and their participation in a more active, dialogical and critical way during the development of the activities. From the collected data it was concluded that there was a good reception and participation of students in the instructional sequence implemented and evidence of significant learning of concepts in FMC and Astronomy. As a product associated with the dissertation, in the Appendix G is presented the teaching sequence that has been implemented, with all the material used, which can serve as a reference for other teachers who wish to develop MCP educational projects in basic education, which seek to promote dialogue between the students reality and scientific knowledge necessary for them to be able to understand the world.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7532
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9944_Dissertacao_MNPEF-Robson Leone_Evangelista-2016_05_10-banca.pdf18.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.