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Título: O fenômeno das marés : gravitação e astronomia numa proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): The tides phenomenon : gravitation and astronomy in a potentially meaningful teaching unit for secondary education
Autor(es): Silva, Francisco Paiva da
Orientador: Bisch, Sergio Mascarello
Data do documento: 31-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Trata-se da elaboração, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa(UEPS) sobre o fenômeno das marés, direcionada ao ensino médio querelacionaas marés com a gravitação e a Astronomia. Foram realizadas aproximadamente 14 atividades com a finalidade de promover e verificar indícios de aprendizagem significativa. A abordagem na forma de UEPS deve-se a necessidade de contrapor um ponto de vista do senso comum de que o ensino e a aprendizagem verdadeiros estão baseados na narrativa do professor e na aprendizagem mecânica do aluno. Apesar de não existir um antagonismo entre aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa, esta se diferencia daquela principalmente no que diz respeito à ordenação e ligaçãodos conceitos existentes e os novos conhecimentos, além da capacidade armazenamento na mente humanae de extrapolaçãopara novas situações. Foram realizadas algumas atividades tais como: desenhos e questionário, leitura e discussão de textos, apresentação de conteúdos por slides, atividade de simulação das fases da lua utilizando o próprio corpo, discussão e reelaboração de atividades, apresentação das atividades ao grande grupo, entrevista coletiva.Participaram do desenvolvimento deste trabalho 20 estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual. A UEPS foi avaliada ao longo de todo processo de desenvolvimento e ao final, em conjunto com os estudantes, através de uma entrevista coletiva. Os materiais que serviram de análise foram: os desenhos e questionários,vídeos das atividades e da entrevista coletiva, áudio das aulas, além de um diário de campo.Foi possível perceber um maior envolvimento nas atividades, um maior questionamento em relação ao conteúdo em estudo, maior disposição em realizar as atividades, principalmente as práticas. Os alunos relatam que foi proveitosa e empolgante a experiência, além de uma maior e mais agradável aprendizagem. Com esse trabalho foi possível conhecer um pouco mais sobre ensino e aprendizagem, fazer uma análise da prática docente e adquirir experiência a fim de aperfeiçoá-la.
The paper reports the development,  implementation and evaluation of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) about the tides phenomenon targeted to high school, which relates the tides phenomenon with Gravitation and Astronomy. Were held 14 activities such as drawings and questionnaire, aiming to survey the initial conceptions, reading and discussion of texts, content presentation for slides, simulation activity phases of the moon using the body, discussion and activities of reworking, presentation activities to the large group and press conference. They participated in the development of this work 21 students the first year of high school of E.E.E.F.M. Ewerton Montenegro Guimarães, a school of public schools, located in Viana district, ES. The PMTU was evaluated throughout their development process and the end, together with the students through a news conference. The materials and tools that were the basis for data collection and results analysis were drawings and quizzes, videos and activities of the press conference, audio lessons, plus a daily implementation. The students demonstrated a high degree of involvement in some activities, many questions regarding the content of study and a lot of willingness to carry out practical activities, but very difficult to read and little envolvement in expository activities. From the results obtained throughout the process of implementation of PMTU, it was revealed few significant learning of evidence indicating that the goal of PMTU seems to have been reached, but it is possible to realize an increase of knowledge and possible conceptual evolution. With this work it was also possible to know a little more about teaching and learning, to make an analysis of the teaching practice itself and to acquire experience in order to improve product that can serve as a reference to other teachers who wish to develop similar education projects addressing tides, gravitation and astronomy.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/7533
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