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http://repositorio.ufes.br/handle/10/8312
Título: | Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia |
Autor(es): | Diniz, Julia da Silva Papi |
Orientador: | Bringuente, Maria Edla de Oliveira |
Coorientador: | Amorim, Maria Helena Costa |
Palavras-chave: | Assistência de enfermagem Estresse Cirurgia cardíaca |
Data do documento: | 16-Mar-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Citação: | DINIZ, Julia da Silva Papi. Tecnologias educacionais para incentivo ao autocuidado de pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdia. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2017. |
Resumo: | Objetivo: avaliar antes e após o uso de uma tecnologia educacional em forma de jogo segundo o nível de conhecimento para o autocuidado e o nível de ansiedade e estresse de pacientes em pré-operatório de revascularização do miocárdio. Metodologia: trata-se de um estudo transversal de intervenção. Pesquisa foi realizada com 30 pacientes em pré-operatório de revascularização miocárdica internados em dois hospitais, um público e outro filantrópico. O período de coleta de dados foi de maio a novembro de 2016. Foram utilizados quatro instrumentos:Formulário I estruturado com perguntas abertas baseado na Teoria de Betty Neuman relacionado aos dados sociodemográficos e a avaliação dos incômodos do paciente frente a internação; Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE); o questionário I, Lista de Sintomas de Stress-LSS/VAS; questionário II, Avaliação do grau de conhecimento sobre os cuidados e procedimentos no pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Utilizou-se, na realização das análises, o programa IBM SPSS Statistics version 21. Resultados: Observou-se que, após a aplicação do jogo educativo, houve aumento significativo do nível de conhecimento do paciente para o autocuidado e redução dos níveis de ansiedade de estresse. Conclusões: O uso da tecnologia educacional contribuiu de forma significativa na redução dos níveis de ansiedade e de estresse e no aumento do nível de conhecimento dos pacientes a respeito dos cuidados no pré e pós-operatório de revascularização miocárdica. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/8312 |
Aparece nas coleções: | PPGENF - Dissertações de mestrado profissional |
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