Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9175
Título: Enquanto esperamos Godot, o que Beckett tem a nos dizer sobre o sujeito pós-moderno?
Autor(es): Tronquoy, Darlene Vianna Gaudio Angelo
Orientador: Coser, Stelamaris
Coorientador: Soubbotnik, Olga Maria Machado Carlos de Souza
Data do documento: 20-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta tese pretende refletir sobre a condição humana na atualidade, a condição do sujeito pós-moderno como aquele suposto ser efeito de uma mutação do discurso que o engendra. E isso numa articulação entre o texto literário de Beckett e conceitos da psicanálise com o objetivo de lançar luz em relação ao que se passa com o sujeito, em nossa contemporaneidade, tanto no âmbito mais geral, no campo da cultura, como no privado de sua experiência. A suposição é a de que alguns sintomas indicam essa mutação: a posição de exílio e de espera em que se encontra o sujeito em questão; a dificuldade para refletir sobre si mesmo em um mundo que tenta expulsar o trágico; seus impasses frente ao necessário da construção de sua posição sexual e de uma ficção que sustente sua vida amorosa lhe permitindo fazer face à angústia e à possibilidade da loucura inerentes à condição humana. Sem recursos, o homem pós-moderno tem sucumbido diante do vazio da existência. A hipótese é que Beckett, como artista contemporâneo, possa instruir sobre esta posição que fala de uma nova economia psíquica. Outra suposição é a de que esse autor, ainda que com uma estética/poética difícil de situar, antecipa o comparecimento desse sujeito com seus personagens e o modo como comparecem em suas páginas e palco. Além disso, trouxe para este trabalho uma tentativa de refletir sobre a criação artística a partir da psicanálise, no intuito de trazer uma contribuição para uma perspectiva psicanalítica de abordar a obra de arte, mais especificamente a obra de Beckett, esse artista criador de vazios.
Cette thèse vise à réfléchir sur la condition humaine actuelle, sur la condition du sujet postmoderne comme l'effet d'une mutation du discours qui lřengendre. Et cela en articulant le texte littéraire de Samuel Beckett et les concepts de la psychanalyse dans le but de faire la lumière sur ce qui se passe pour le sujet à notre époque, aussi bien, dans un contexte plus général, dans le champ de la culture que dans son expérience privée. Quelques symptômes montrent cette mutation : la position d'exil et dřattente, que rencontre ce sujet, sa difficulté pour réfléchir sur lui-même dans un monde qui tente dřexpulser le tragique, ses impasses devant la nécessité de construire sa position sexuelle ainsi quřune fiction qui soutienne sa vie amoureuse lui permettant de faire face à lřangoisse et la possibilité de la folie inhérentes à la condition humaine. Sans ressources, l'homme postmoderne a succombé devant le vide de l'existence. Lřhypothèse étant que Beckett, en tant quřartiste contemporain, peut nous instruire sur cette position qui parle dřune nouvelle économie psychique. Lřautre supposition cřest que cet auteur, bien quřavec une esthétique/poétique difficile, anticipe la présence de ce sujet avec ses personnages comme ils apparaissent dans ses pages et sur scène. Au-delà, ce travail est une tentative de réfléchir sur la création artistique à partir de la psychanalyse, dans lřintention dřapporter une contribution, pour aborder lřœuvre dřart, et plus spécifiquement celle de Beckett, cet artiste créateur de vides.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9175
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_10502_TESE 1 CAPA DURA 9_02_17.pdf3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.