Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9300
Título: Separando a palha do bom grão : autoridade episcopal e disciplina eclesiástica em Cartago segundo o testemunho de Cipriano (século III d. C.)
Autor(es): Soares, Carolline da Silva
Orientador: Silva, Gilvan Ventura da
Palavras-chave: Cyprian of Carthage
Christianity
Church
Apostasy
Data do documento: 8-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O episcopado de Cipriano, em Cartago, durou apenas nove anos, de 249 a 258. Nesse curto espaço de tempo, no entanto, o bispo produziu um grande número de obras que nos informam acerca da vida e dos problemas enfrentados pelos cristãos numa época de instabilidade no Império Romano e de crise dentro da igreja cartaginesa, uma vez que o período em que Cipriano escreveu suas obras foi marcado pelas primeiras perseguições oficiais aos cristãos, primeiramente com Décio, em 249, e, depois, com Valeriano, em 253. O corpus Cypriani nos possibilita observar o modo como se davam os contatos, os conflitos e as negociações no espaço da cidade antiga, o que permite uma investigação do jogo das relações capilares de poder entre os cristãos e as recomendações disciplinares estabelecidas por Cipriano no âmbito de Cartago. Diante disso, analisamos o conflito no interior da congregação de Cartago em torno do rebatismo dos lapsi, que veio à tona com as perseguições de Décio e Valeriano, e as interações socioculturais e religiosas existentes entre cristãos, pagãos e judeus na cidade de Cartago, em meados do século III d.C., com a intenção de elucidar a formação das fronteiras religiosas entre os adeptos do cristianismo, paganismo e judaísmo. Com o intuito de orientar a congregação cartaginesa que julgava ter relaxado nos costumes e práticas, Cipriano recomendou aos cristãos alguns códigos disciplinares que deveriam ser adotados. Em virtude do anseio de regular a congregação cartaginesa é que destacamos a importância das obras de Cipriano no que concerne à tentativa de apartar os cristãos dos adeptos de outras crenças e dos espaços citadinos que o bispo avaliava como perigosos, impuros e, por isso, capazes de poluir a assembleia. Identificamos as recomendações de Cipriano que visavam à formação de um cristão legítimo, livre de hibridismos e impurezas, ou seja, um cristão que zelasse pela continência sexual, pela esmola e caridade, pela oração e disciplina. Para o bispo cartaginês, o cristão legítimo deveria ser um devoto que respeitasse a autoridade episcopal, a legitimidade do bispo e não frequentasse os espaços proibidos da cidade, próprios de pagãos e judeus. Diante desse quadro, defendemos as hipóteses de que o período de crise e perseguições, característico de meados do século III, deflagrou um conflito na igreja de Cartago no qual Cipriano tentou intervir como agente regulador dos comportamentos com a finalidade de definir o legítimo cristão; e, de que as determinações disciplinares de Cipriano visavam à organização e pureza da igreja cartaginesa no século III frente ao comportamento inadequado dos fiéis que transitavam entre a crença cristã e os hábitos e costumes inerentes ao modus uiuendi pagão e/ou judaico, próprio da cidade clássica.
The episcopate of Cyprian in Carthage lasted only nine years, from 249 to 258. In that short time, however, the bishop produced a large number of works that tell us about the life and the problems faced by Christians in a time of instability in the Roman Empire and crisis within the Carthaginian church, since the period in which Cyprian wrote his works was marked by the first official persecution of Christians, first with Decius, in 249, and then, with Valerian, in 253. The corpus Cypriani allows us to observe how the contacts, conflicts and negotiations occurred in the Ancient city space, which enables an investigation of the set of capillar power relations between Christians and the disciplinary recommendations made by Cyprian in Carthage. Therefore, we analyze the conflict within the Carthage congregation concerning the re-baptism of the lapsi, that came up with the persecution of Decius and Valerian, and the socio-cultural and religious interactions that exists among Christians, pagans and Jews in the city of Carthage in mid-century III A.D., with the intention to elucidate the formation of religious boundaries between the adherents of Christianity, paganism and Judaism. In order to guide the Carthaginian congregation that he thought to have relaxed in the customs and practices, Cyprian recommended to Christians some disciplinary codes that should be adopted. Because of the yearning of standardize the Carthaginian congregation we highlight the importance of the works of Cyprian concerning the attempt to separate the Christians from the adherents of other faiths and of city spaces that the bishop assessed as dangerous, unclean and therefore able to polluting the assembly. We identify that the recommendations of Cyprian aimed at the formation of a “legitimate” Christian, free of hybridity and "impurities", i.e., a Christian who takes care of the sexual continence, of the alms and charity, of the prayer and discipline. For the Carthaginian bishop, the legitimate Christian should be a devotee who respects the episcopal authority, the legitimacy of the bishop and not attend the prohibited 14 areas of the city, own pagans and Jews. Given this situation, we defend the hypothesis that the period of “crisis” and persecution, characteristic of mid-third century, sparked a conflict in the Carthage church in which Cyprian tried to intervene as a regulator of behavior in order to define the legitimate Christian; and, that disciplinary determinations of Cyprian aimed at the organization and purity of the Carthaginian church in the third century against the behavior “inappropriate” of the the faithful who transited between Christian belief and habits and customs inherent to the pagan modus uiuendi and/or Jewish, own the classical city.
El episcopado de Cipriano en Cartago, duró sólo nueve años, de 249 a 258. En ese corto tiempo, sin embargo, el obispo produjo un gran número de obras que nos hablan de la vida y de los problemas que los cristianos enfrentaron en un tiempo de inestabilidad en el Imperio romano y de crisis dentro de la iglesia cartaginesa, ya que el período en el que Cipriano escribió sus obras se caracteriza por las primeras persecuciones oficiales a los cristianos, en primer lugar con Decio, en el 249, y luego, con Valeriano, en el 253. El corpus Cypriani nos permite observar la forma en que dieron los contactos, los conflictos y las negociaciones en el área de la ciudad antigua, lo que permite una investigación sobre el juego de las relaciones de poder entre los cristianos y las recomendaciones disciplinarias realizadas por Cipriano en Cartago. Por lo tanto, analizamos el conflicto dentro de la congregación de Cartago alrededor del rebautismo de los lapsi, que surgió con la persecución de Decio y Valeriano, y las interacciones socio-culturales y religiosas entre los cristianos, paganos y judios en la ciudad de Cartago, en el mediados del siglo III d.C., con la intención de aclarar la formación de las fronteras religiosas entre los seguidores del cristianismo, paganismo y judaísmo. Con el fin de guiar a la congregación cartaginesa que cree que han relajado en las costumbres y prácticas, Cipriano recomendó a los cristianos algunos códigos disciplinarios que se deben adoptar. Cipriano deseaba regular la congregación cartaginesa, por eso que es importante poner de relieve la importancia de las obras de Cipriano relativa al intento de separar a los cristianos de los seguidores de otras religiones y de espacios de la ciudad que el obispo evaluó como peligroso, impuro y por lo tanto capaces contaminando la asamblea. Identificamos las recomendaciones de Cipriano destinadas a la formación de un cristiano "legítimo", libre de la hibridación y "impurezas", es decir, un cristiano que zelasse por la continencia sexual, la limosna y la caridad, la oración y la disciplina. Para el obispo de Cartago, el cristiano legítimo 16 debe ser un devoto a respetar la autoridad episcopal, la legitimidad del obispo y no asistir a las zonas prohibidas de la ciudad, propias de los paganos y de los judios. Ante esta situación, defendemos las hipótesis de que el período de “crisis” y la persecución, propia de mediados del siglo III, provocó un conflicto en la iglesia de Cartago en el que Cipriano trató de intervenir como regulador de la conducta con el fin de definir el cristiano legítimo; y, que las determinaciones disciplinarias de Cipriano estaban destinadas a la organización y la pureza de la iglesia de Cartago en el siglo III en contra de la conducta "inapropiada" los fieles que transitan entre la creencia y hábitos cristianos y costumbres inherentes al modus uiuendi pagano y/o judio, propio la ciudad clásica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/9300
Aparece nas coleções:PPGHIS - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_5873_TESE FINAL - CAROLLINE DA S. SOARES .pdf3.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.